O prefeito João Dória realizou em seu gabinete uma reunião nesta segunda-feira (30) para renovar o acordo com a Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito, que desde 2015 apoia a Prefeitura de São Paulo na implementação de intervenções de segurança viária baseadas em evidência e com vistas à redução de lesões e mortes no trânsito.
Além do prefeito, participaram do encontro os secretários Sérgio Avelleda (Mobilidade e Transportes), Bruno Covas (Prefeituras Regionais e Vice-Prefeito), Daniel Annenberg (Inovação e Tecnologia), Fábio Santos (Comunicação) e Júlio Serson (Relações Internacionais), além dos presidentes da SPTrans, José Carlos Nunes Martinelli, e da CET, João Octaviano Machado Neto.
“Acreditamos que esta parceria será muito útil para a cidade de São Paulo, que tem grandes desafios na área de transportes. Com a expertise trazida pela Bloomberg Philantropies e os outros parceiros da Iniciativa será possível darmos um senso de urgência ao assunto para atender às necessidades da população”, declarou o prefeito João Dória.
Segundo o secretário Sérgio Avelleda, a parceria permitirá identificar os principais fatores de risco no trânsito e atacá-los com inteligência, educação, engenharia e fiscalização. “Com esse apoio, vamos ganhar tempo na criação de uma cidade mais segura e amistosa.”
Da Iniciativa, estiveram presentes Kelly Larson, diretora da Bloomberg Philantropies, além de representantes dos outros parceiros: GRSP (Global Road Safety Partnership), IACP (International Association of Chiefs of Police), NACTO-GDCI (National Association of City Transportation Officials – Global Designing Cities Initiative), WRI Brasil Cidades Sustentáveis, iRAP, Vital Strategies, Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, e Banco Mundial.
Nos próximos dias serão realizadas reuniões técnicas com as secretarias envolvidas e os parceiros com o objetivo de alinhar as próximas ações na cidade.
Além da capital paulista, a Iniciativa atua em Fortaleza (CE), Bogotá (Colômbia), Acra (Gana); Adis Abeba (Etiópia), Bandung (Indonésia), Bangkok (Tailândia), Ho Chi Minh (Vietnã), Mumbai (Índia) e Xangai (China).
Os projetos têm o objetivo de ajudar as cidades parceiras a desenvolverem e implementarem campanhas de massa de mudança de comportamento para promover um trânsito mais seguro e em conformidade com as regulamentações vigentes; melhorar a fiscalização; promover o desenho urbano para tornar as ruas mais seguras; melhorar a coleta de dados e o monitoramento dos usuários; e aumentar a sinergia entre todos os atores envolvidos para reduzir os acidentes, lesões e mortes no trânsito.
Em São Paulo, a equipe da Iniciativa Bloomberg fica alocada e realiza as atividades de dados com recursos do MobiLab. O MobiLab é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes que busca o desenvolvimento de soluções para a melhoria da gestão do transporte, do trânsito e da mobilidade urbana na cidade, orientado pelas premissas que caracterizam uma experiência concreta de governo aberto: inovação, transparência e participação da sociedade civil.