Metrô de Salvador completa um ano de operação comercial

142
CCR Metrô Bahia
Trem do metrô na Estação Pirajá, em Salvador (Foto: Manu Dias/Governo Bahia)
Publicidade

O Metrô de Salvador completa nesta segunda-feira (2) o seu primeiro ano de operação comercial. A inauguração se deu no dia 11 de junho de 2014, quando deram início os testes. Durante 13 anos, o projeto de construção do metrô sofreu várias alterações, custos elevados e mau uso de recursos.

Após o governo estadual assumir o metrô, o modelo transformou-se em um modelo reconhecido pela eficácia nas obras. Os atuais 12 km da Linha 1 foram construídos rapidamente, ligando a Lapa a Pirajá. Em 2 anos, o sistema ultrapassou a marca de 18 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia é a responsável pela construção e operação do sistema metroviário, em uma Parceria-Pública-Privada entre o Grupo CCR  e o Governo da Bahia.

A Linha 2 foi inaugurada no início do mês de dezembro, ligando o Acesso Norte à Rodoviária, ampliando em 30% o número de usuários. As obras para o metrô chegar até Lauro de Freitas, na região metropolitana, estão em ritmo acelerado. O tempo estimado do trajeto entre o Acesso Norte e o Aeroporto será de 27 minutos, com 12 estações.

Cerca de 700 ônibus metropolitanos serão retirados da malha urbana para dar fluidez ao trânsito, além disso permitirá a retirada de milhares de veículos particulares que trafegam na Avenida Paralela. Os terminais da Rodoviária, Pituaçu, Mussurunga e Aeroporto serão modernizados. Ao longo da linha haverá trabalhos de paisagismo e urbanismo, como vegetação, lagoas artificiais, ciclovia e pista de cooper. A acessibilidade nas estações será um projeto fundamental.

Deixe seu comentário

comentários

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here