Estações da CPTM ampliam horário de venda de novo bilhete QR Code

As seis estações da CPTM escolhidas para os testes da tecnologia do QR Code estão comercializando os novos bilhetes das 6h às 23h, desde o último dia 26. Na primeira fase de implantação, as vendas ocorriam somente das 10h às 16h.

Entre outubro e dezembro do ano passado, foram emitidos mais de 61 mil bilhetes com QR Code nas seguintes estações: Vila Aurora, na Linha 7-Rubi, Lapa, na Linha 8-Diamante, Autódromo, na Linha 9-Esmeralda, Tamanduateí, na Linha 10-Turquesa, Dom Bosco, na Linha 11-Coral, e USP Leste, na Linha 12-Safira.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

A bilhetagem via QR Code ou Código QR (Quick Response – resposta rápida) é uma solução inovadora, que proporcionará agilidade aos usuários do transporte público e redução de custos operacionais à empresa. Nessa fase de implantação, os funcionários das estações puderam perceber que o fechamento das bilheterias ficará mais dinâmico, pois o novo bilhete gera relatórios automáticos. Já nos atuais Edmonson, a contagem é manual.

Para usar o sistema, o usuário deverá adquirir o bilhete unitário, que será impresso com o código na bilheteria da estação. Depois é só aproximar o bilhete do bloqueio adaptado para a leitura deste tipo de cartão para ter o acesso liberado.

Próximos passos

Segundo o coordenador do projeto pela CPTM, Rodrigo Sartoratto, nessa fase de implantação, que vai até abril, serão feitos os ajustes no sistema e será estudada a viabilidade técnica de aplicar o novo bilhete em todas as estações da CPTM.

Caso se comprove a viabilidade de implantação definitiva, futuramente, o QR Code poderá oferecer múltiplas facilidades em relação aos bilhetes magnéticos atuais, como a aquisição pela Internet, aplicativos de celular e máquinas de venda automatizadas, gerando mais praticidade e ganho de tempo aos usuários.

Pioneiro na América Latina para o pagamento de passagens do sistema metroferroviário, o novo sistema de bilhetagem foi desenvolvido pela Autopass, parceira da CPTM nesta fase de testes, e que já realizou um projeto piloto no Terminal Santo André do Corredor ABD da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), entre julho e agosto passado.

Sobre a Autopass

A Autopass é uma empresa referência em tecnologia para projetos inovadores de meios de pagamento e melhoria da mobilidade urbana. Com uma expertise obtida em mais de 10 anos operando a bilhetagem eletrônica na Grande São Paulo (hoje com mais de 7,5 milhões de cartões de transporte emitidos e mais de 2,5 milhões de transações por dia), a Autopass lidera o desenvolvimento de soluções personalizadas, por meio da tecnologia e inovação, facilitando a vida do cidadão e contribuindo para a construção de cidades inteligentes.

Deixe um comentário