CPTM divulga em apresentação os planos de extensão da Linha 13-Jade

Estação Aeroporto da Linha 13-Jade (Fonte: Digital Vertex)

Durante a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária promovida pela AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô), realizada no Centro de Convenções Frei Caneca, no mês de setembro, foram divulgados pelo presidente da CPTM, Paulo de Magalhães, em uma apresentação, os planos da companhia para a extensão da Linha 13-Jade, atualmente estão sendo construídos 12 km que ligarão a Estação Engenheiro Goulart da Linha 12-Safira, passando pela Estação Cecap, terminando na Estação Aeroporto, distante a cerca de 2 km do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

No mapa abaixo mostra a extensão até o bairro Bonsucesso, em Guarulhos e até a Estação Chácara Klabin da Linha 2-Verde e futura Linha 5-Lilás.

Etapas

Na apresentação foi mostrada que a extensão da Linha 13-Jade terá um total de 36,9 km, sendo uma parte em trecho elevado e outra parte em túneis. Serão um total de 18 estações, 27 novos trens, intervalo médio de 3 minutos entre as estações e uma previsão de atender 700 mil passageiros por dia, levando em conta que nos próximos dez anos os planos podem sofrer alterações eventualmente.

A segunda fase das obras, a linha chegaria até o bairro São João, em Guarulhos e até a Estação Tiquatira, na região da Avenida Gabriela Mistral, no bairro da Penha, conectando com a Linha 2-Verde, esta última poderá ter o nome de Estação Gabriela Mistral.

Na terceira fase das obras, a linha chegaria aos bairros da Mooca e do Tatuapé. A Estação Sapucaia, no bairro da Mooca, ficaria localizada nos arredores da Universidade São Judas Tadeu, na Rua Taquari. A Estação Demétrio Ribeiro, ficaria localizada próxima ao cruzamento das avenidas Vereador Abel Ferreira e Salim Farah Maluf. A linha chegaria também a Estação Parque da Mooca, conectando com as linhas 10-Turquesa e 6-Laranja.

Prazos

A etapa de obras da linha 13-Jade da terceira fase ainda está na fase de projeto operacional, que antecede o projeto básico, sem previsão de maiores detalhes ou funcionamento.

A quarta fase das obras da linha levaria até a Estação Chácara Klabin da linha 2-Verde, passando pela Avenida Dom Pedro I.

Estação Brás

Há confirmação de estudos para a linha 13-Jade chegar até a Estação Brás, em determinados horários, o que ajudaria a diminuir o número de transferências, utilizando os trilhos da Linha 12-Safira. Os passageiros poderiam fazer transferência para as linhas 3-Vermelha, 10-Turquesa e 11-Coral.

Está nos planos da CPTM, a operação da linha 13-Jade na madrugada, em razão do funcionamento do Aeroporto Internacional de Guarulhos ser de 24 horas, com partidas e chegadas nas primeiras horas do dia, haveria demanda de passageiros, mas não foi detalhado como seria o esquema de transferência para outras linhas que funcionam até meia-noite. A CPTM também avalia integrar o uso dos trens com a operação dos ônibus da EMTU e com estacionamentos nos arredores das futuras estações.

Entrega

Sobre as obras civis, a CPTM calcula que as estações Engenheiro Goulart, Cecap e Aeroporto estejam prontas em maio de 2017. Já os sistemas de energia, sinalização, telecomunicações e SMV, a previsão é de que estejam prontos em março de 2018. Estima-se que 120 mil passageiros irão utilizar a linha diariamente, atendendo uma demanda de moradores da região e funcionários do aeroporto, além dos passageiros do aeroporto.

Os oitos trens que devem rodar na linha 13 estão previstos para chegarem até janeiro de 2019, mas a CPTM pode realocar outras frotas para atender a linha primeiramente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *