Operação Verão reforça segurança com 2,7 mil policiais militares em todo o litoral

O Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria da Segurança Pública deram início nesta segunda-feira (19) à Operação Verão 2016/2017, que reforçará a segurança com mais 2.702 policiais militares em 16 municípios do litoral sul e norte de São Paulo. A novidade deste ano é o reforço da Polícia Civil, que contará com mais 4.152 vagas diárias para o período, por meio da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Civil.

Durante o evento de lançamento, o secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, destacou o êxito que a ação vem construindo ao longo do tempo e o apoio da Polícia Civil. “O sucesso da Operação Verão é absoluto a cada edição. A grande novidade deste ano é que estamos estendendo também à Polícia Civil. Ela terá um significativo aumento de efetivo e possibilitará melhores condições aos cidadãos e aos policiais, tanto civis quanto militares”, ressaltou.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

A ação se estenderá até o dia 5 de fevereiro de 2017. Os municípios contemplados são: Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Iguape, Cananeia, Peruíbe, Ilha Comprida, Itanhaém, Mongaguá, Cubatão, Bertioga, Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba e Caraguatatuba.

Para reforçar a segurança nos 16 municípios, a Operação Verão destinará 2.702 policiais militares à região. Para as cidades da Baixada Santista, serão dois mil. Os 702 restantes irão para o litoral norte. Do total, 2.198 são soldados que se formaram em novembro deste ano.

“Tenho a certeza de que o turista que virá a São Paulo, a população da Baixada e do litoral norte irão encontrar uma segurança adequada e reforçada”, garantiu o secretário.

No policiamento rodoviário, 222 profissionais serão adicionados ao efetivo regular do Sistema Anchieta-Imigrantes. Destes, 88 são novos policiais da última formatura. Ao final da Operação Verão, 60 policiais ficarão no Sistema Anchieta-Imigrantes. Os outros 134 policiais militares rodoviários serão deslocados de outras unidades (62) e de vagas da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Civil e escalas extra (72).

Além do reforço no efetivo, a Polícia Militar terá o apoio de mais 261 viaturas nos municípios do litoral norte e sul. As viaturas da Polícia Militar que serão utilizadas na operação são equipadas com tablets. De dentro da viatura, o equipamento permite aos policiais militares acessarem bancos de dados criminais. O Governo investiu R$ 10 milhões na aquisição desses dispositivos.

Autoridades destacam a importância da operação

Além do secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, outras autoridades marcaram presença no lançamento da Operação Verão. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Ricardo Gambaroni, agradeceu aos policiais civis e militares pelo envolvimento com a ação.

“Quero registrar meu agradecimento aos policiais que irão fazer da Operação Verão um diferencial para o litoral de São Paulo. Sei o quanto é difícil esse trabalho de levar tranquilidade e segurança às famílias que decidem curtir as férias em nosso Estado”, destacou.

O coronel Ricardo Ferreira de Jesus, responsável pelo Comando de Policiamento do Interior 6, com base na cidade de Santos, explicou a distribuição do efetivo de reforço.

“As cidades de Praia Grande e do Guarujá recebem mais policiais porque atraem o maior número de turistas. A cidade de Santos, por receber um grande número de eventos, também teve uma atenção especial. A distribuição do efetivo é baseada em um estudo de índice criminal e população residente”, afirmou.

Também presente, o coronel Mauro Cezar Ricciarelli, comandante do Policiamento Rodoviário, ressaltou a funcionalidade das ações da Operação Verão, como a produtividade do Detecta. “Quero enfatizar que tanto o policiamento quanto as câmeras já estão em plena atividade. Estamos em um trabalho forte de prevenção graças ao monitoramento nas estradas”, frisou.

Reforço da Polícia Civil

Para a Polícia Civil, serão 4.152 vagas diárias a mais para o período. Os policiais atuarão junto ao efetivo nas ruas, nas delegacias, no trabalho de investigação e no atendimento à população. Eles serão contratados por meio da Polícia Militar.

A medida permite aos policiais civis trabalharem voluntariamente em suas folgas com direito a uma remuneração adicional. A escala remunerada de trabalho proposta pela Dejec tem como objetivo aumentar a renda dos policiais civis, a exemplo do que acontece com os militares por meio da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Civil.

Presente no lançamento, o delegado da Seccional de Santos, Manoel Gatto Neto, destacou a adesão maciça dos policiais civis na Operação Verão deste ano.

“As inscrições ainda estão abertas, mas já posso assegurar que não temos mais vagas para investigadores. Para escrivães, temos 90% do efetivo já preenchido. Portanto, além dos plantões, todas essas cidades estarão com as delegacias bem reforçadas”, afirmou.

No programa, cada policial pode trabalhar até 8 horas diárias fora da jornada normal, por até 10 dias no mês, em um total de 80 horas. As delegacias contarão com o efetivo total, já que foram suspensas férias e licenças dos policiais durante a Operação Verão.

Os plantões do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal reorganizarão suas escalas com o efetivo que já atua na região. O Instituto Médico Legal e o Instituto de Criminalística suspenderão férias e licenças-prêmio.

Operação Praia Segura

O Corpo de Bombeiros ainda realizará a Operação Praia Segura, que visa intensificar a prevenção de afogamentos a partir de atividades de busca e salvamento, resgate de embarcações em situações de risco, entre outras.

Para tanto, serão empregados 600 guarda-vidas por tempo determinado, que atuarão no Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros. Eles orientarão e protegerão os banhistas em praias e represas.

Deixe um comentário