Operação Verão começa no próximo dia 19 nas vias operadas pela Ecopistas

Cerca de 9,4 milhões de veículos devem passar pelo corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto até 05 de fevereiro de 2017

64

A Ecopistas, concessionária do corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, estima que entre 8,8 e 9,4 milhões de veículos passem pelas quatro praças de pedágio, nos dois sentidos da via, entre os dias 19 de dezembro de 2016 e 05 de fevereiro de 2017, período no qual estará em vigor a Operação Verão 2016/2017.

A expectativa é de que nesse período de 2 a 2,4 milhões de veículos utilizem a praça de pedágio de Itaquaquecetuba, em direção às cidades do Alto Tietê, Vale do Paraíba, Litoral Norte e Rio de Janeiro.

Natal

A contagem para o Natal será realizada nos dias 23, 24 e 25 de dezembro. Nesse período, a estimativa é de que entre 500 e 557 mil veículos utilizem as quatro praças de pedágio do corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, nos dois sentidos. A previsão é de que o movimento se intensifique no sentido interior entre 11h e 16h de 23 de dezembro (sexta-feira), das 10h às 13h de 24 de dezembro (sábado) e das 17h às 20h do dia 25 (domingo). Já no sentido São Paulo, o movimento deve ser maior das 17h às 20h do dia 25 (domingo).

Ano Novo

No período referente à contagem do Ano Novo, entre os dias 30 de dezembro de 2016 e 1º de janeiro de 2017, estima-se que entre 400 e 490 mil veículos passem nos dois sentidos da via, nas quatro praças de pedágio do corredor. No sentido interior, a movimentação deve ser maior das 11h às 16h de 30 de dezembro (sexta-feira). Em direção à capital, a previsão é de que o tráfego seja mais intenso entre 15h e 19h do dia 1º de janeiro (domingo).

Recursos disponíveis

Durante a Operação Verão, a Ecopistas disponibilizará, diariamente, cerca de 250 profissionais e viaturas para atendimento aos usuários, entre elas: quatro ambulâncias de resgate, uma UTI móvel, seis rotas de inspeção de tráfego, cinco guinchos leves e dois guinchos pesados, além de um caminhão multitarefa. Durante os finais de semana e feriados, a concessionária contará ainda com outros cinco guinchos tipo plataforma.

Para evitar que se formem filas nos horários de pico, as quatro praças de pedágio funcionarão com capacidade máxima. Também será implantada a Operação Papa-fila nas praças de Itaquaquecetuba e Guararema. Nessa operação, 21 funcionários devidamente identificados, estarão à disposição dos motoristas para realizar a cobrança antecipada às cabines, nas faixas de rolamento.

Canais de comunicação

Em caso de emergência, os usuários devem solicitar o auxílio da Ecopistas por meio do telefone de serviços 0800 777 0070 ou pelos call boxes, telefones de emergência localizados a cada quilômetro do trecho concedido. O atendimento é gratuito e 24 horas.

A concessionária recomenda aos usuários que utilizem os canais de comunicação disponíveis para obter informações quanto às condições de tráfego. São eles: perfil no Twitter (@ecopistas) e site da Ecopistas (www.ecopistas.com.br).

Painéis de mensagens variáveis alocados em pontos estratégicos do corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto também transmitirão informações quanto à situação do tráfego nas rodovias.

Ecopistas

A Ecopistas, empresa controlada pelo grupo Ecorodovias, assumiu, no dia 18 de junho de 2009, a administração do corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, entre o km 11,1 e o km 130,4. As rodovias ligam a Região Metropolitana de São Paulo com o Vale do Paraíba, a região serrana de Campos do Jordão e as praias do Litoral Norte.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here