17.5 C
São Paulo
quinta-feira, abril 18, 2024

Músicas nordestinas serão atrações da Estação Luz da CPTM no 1º dia de verão

O início do Verão 2016/2017, promete ser o mais quente dos últimos anos na Estação da Luz, da CPTM. É que nesta quarta-feira, dia 21, o projeto Espalha Brasa apresentará os músicos Téo dos 8 Baixos e Fatel Barbosa que interpretarão os ritmos da rica cultura nordestina, a partir das 16h.

Nas estações da CPTM, os passageiros têm a oportunidade de conhecer e apreciar vários ritmos nordestinos, através do projeto Espalha Brasa, que nos últimos anos vem realizando intervenções musicais com os nomes mais importantes do forró tradicional. Na capital paulista, cerca de 40% dos moradores são provenientes do Nordeste.

O projeto “Espalha Brasa”

Idealizado por Zé Geraldo, produtor cultural, pesquisador e radialista, o projeto foi criado com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar o forró tradicional por meio de shows gratuitos, debate, programas de rádio e da “Forroteca Espalha Brasa”, projeto de estímulo à leitura em bibliotecas que mescla forró com literatura.

A origem do nome forró tem várias versões, porém a mais aceita pelos pesquisadores é que ela deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé, confusão ou farra. O contagiante forró é sinônimo de tradição nordestina e engloba a quadrilha, o xote, o baião, dentre outras variantes.

O baião é muito popular no norte e nordeste e tornou-se nacionalmente conhecido através de Luiz Gonzaga, conhecido como o “rei do baião”. A temática do baião é o cotidiano dos nordestinos e as dificuldades da vida. Baião era conhecido como baiano. Seus primórdios aparecem através do Lundu que misturava a dança tradicional brasileira unida com o batuque dos escravos bantos com ritmos portugueses.

O xaxado, ritmo que tem suas origens no sertão nordestino, remonta à marcante época do cangaço. Nascido no recôncavo baiano, o samba de roda é resultado da mistura entre diferentes ritmos africanos. Já o frevo é um ritmo típico de Pernambuco e tornou-se popular no país por ser uma das estrelas do carnaval de Recife.

Serviço:

Projeto “Espalha Brasa”
Atrações: Téo dos 8 Baixos e Fatel Barbosa
Local: Estação da Luz, linhas 7-Rubi e 11-Coral
Data: quarta-feira, dia 21, às 16h

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS