João Doria aumenta velocidade nas marginais para carros a partir de 25 de janeiro

72
João Doria vai aumentar a velocidade nas marginais para carros em 25 de janeiro (Foto: Alex Silva/Estadão)

O prefeito João Doria anunciou na manhã desta terça-feira, 20, que o aumento dos limites de velocidade das marginais Tietê e Pinheiros começa a valer a partir de 25 de janeiro de 2017.

Apesar de ter prometido durante a campanha eleitoral, que aumentaria as velocidades no dia 2 de janeiro, os novos limites só começarão a valer no dia 25 de janeiro. Neste período, a Prefeitura de São Paulo vai promover mudanças na sinalização e fiscalização. Sérgio Avelleda, secretário de Transportes e Mobilidade da equipe de João Doria, disse estar convicto de que é possível promover essas mudanças com segurança.

Na Marginal Tietê, para veículos leves, a máxima permitida nas pistas da via expressa passará dos atuais 70 km/h para 90 km/h. Na pista central o limite passa de 60km/h para 70 km/h e, na pista local, as máximas permitidas em cada faixa serão diferentes: 60 km/h nas duas faixas da esquerda e 50 km/h na faixa da direita, onde transitam os ônibus e que permite conversão à direita. O limite de velocidade para veículos pesados será de até 60 km/h em todas as pistas, com exceção da local, onde será até 50 km/h.

Na Marginal Pinheiros, para veículos leves, a pista expressa terá limite de 90 km/h e as faixas da local também terão limites diferentes: 60 km/h nas duas faixas da esquerda e 50 km/h na faixa da direita. O limite de velocidade para veículos pesados será de até 60 km/h na pista expressa e, na pista local será de 50 km/h.

“As marginais foram projetadas para serem vias de trânsito rápido e faremos todas as ações para mitigar os riscos”, disse o secretário de Transportes e Mobilidade, Sérgio Avelleda.

Futuro secretário de Transportes e Mobilidade, Sérgio Avelleda, anuncia novos limites de velocidade nas marginais (Foto: Tahiane Stochero)

O futuro presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), João Octaviano Neto, diz que a manutenção da velocidade de 50 km/h na faixa da direita visa proteger os mais vulneráveis, referindo-se a pedestres e ciclistas. “Os padrões internacionais garantem a avaliação e que quando houver congestionamento haverá a redução da velocidade naturalmente ao longo do dia”.

Nas demais vias da cidade não haverá alteração de velocidades, conforme o programa batizado de Marginal Segura.

Foto: Divulgação

Leia também: Movimentos pedem ao Ministério Público a manutenção da velocidade reduzida em vias da capital paulista

Lombofaixas

Haverá redução de vias de acesso próximo a estações de ônibus e metrô, para que haja a redução da velocidade com gradis e sinalização de alerta. Serão faixas nas transversais com pistas para pedestres e acima de lombadas. “Na conversão a prioridade será sempre do pedestre”, disse João Octaviano Neto. Serão elevações na entrada das transversais com pistas para pedestres.

Motociclistas

Também haverá intensificação de fiscalização com radar-pistola pela CET exclusivamente para os motociclistas. “Não é uma coisa sectária de perseguição, é um item de segurança. Ninguém quer atrapalhar o meio de vida do trabalho desses profissionais”, disse João Octaviano Neto. Continua a proibição de motos na pista expressa da Marginal Tietê.

Ambulantes

Cada uma das prefeituras regionais por onde passam as duas marginais serão responsáveis por fiscalizar o comércio irregular e evitar a presença de ambulantes nas marginais. Segundo a administração do prefeito João Doria, “a presença de pessoas nas pistas é fator que oferece grande risco à segurança de todos”.

Leia também: Especialista critica mudanças no limite de velocidade nas marginais

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here