20.7 C
São Paulo
domingo, maio 19, 2024

Grupo Systra anuncia aquisição da VETEC Engenharia

– Depois da compra da TECTRAN, empresa brasileira de engenharia de tráfego e transporte, no ano passado, a SYSTRA, líder mundial em engenharia, especializada no setor dos transportes, adquire a VETEC, com expectativa de multiplicar em cinco vezes seu volume de negócios no Brasil

– Aquisição deverá consolidar um dos maiores e mais completos grupos de engenharia da América Latina na área de Mobilidade Urbana e contribuir para consolidação de novos vetores de transporte de passageiros macro metropolitanos, como Trem Intercidades do Governo de São Paulo

– Em Manaus, a SYSTRA já atua há 11 anos com clientes estaduais e municipais, incluindo a própria prefeitura e Unidade Gestora de Projetos Especiais do Governo do Estado do Amazonas

Líder mundial de infraestrutura de transporte público, a francesa SYSTRA anuncia a aquisição da VETEC Engenharia, especializada, desde 1983, em serviços de elaboração, supervisão e gestão de estudos e projetos de engenharia, com sede em São Paulo. Com a aquisição, a Systra passa a contar também com os escritórios da VETEC em Manaus, Belém e Belo Horizonte e seus 350 colaboradores.

Em Manaus, a SYSTRA já tem 11 anos de atuação com clientes de grande porte municipais e estaduais. Entre eles estão a própria prefeitura, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito Manaustrans, a Unidade Gestora de Projetos Especiais do Governo do Amazonas e as Secretarias Estaduais de Infraestrutura e de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus.

Segundo Pierre Verzat, Presidente da Diretoria da SYSTRA, “o Brasil faz parte dos países nos quais a SYSTRA decidiu investir duradouramente, implantando-se localmente. Estamos convencidos de seu potencial de desenvolvimento das infraestruturas de transporte. E, assim, antecipamos a retomada da economia brasileira nos próximos anos”. Com a incorporação, complementa, a SYSTRA concretiza sua estratégia de desenvolvimento no mundo, destinada a reforçar competências locais para participarem ativamente do desenvolvimento dos mercados das infraestruturas de transporte.

Para Colas Martinet, diretor da região América Latina da SYSTRA, “com a VETEC e a TECTRAN, a SYSTRA no Brasil terá mais de 400 colaboradores distribuídos em 6 grandes cidades, alcançando todas as regiões do país. Disporemos dos conhecimentos apropriados para responder às necessidades de desenvolvimento das infraestruturas de transporte, tanto no mercado da consultoria como no mercado dos projetos. Poderemos contar com o profundo conhecimento de mercado da VETEC, assim como com suas referências técnicas, para reforçar nosso posicionamento no mercado brasileiro”.

Victor Grostein, um dos fundadores da VETEC, explica que, “cada vez mais, as novas gerações preocupam-se com o meio ambiente e valorizam o transporte não motorizado e o transporte público. A Junção com a SYSTRA vai nos permitir aportar a nossos clientes, de quem temos ganhado a confiança nos mais de 33 anos da história da VETEC e enorme experiência internacional em veículos leves sobre trilhos, sistemas metro-ferroviários e trens de alta velocidade. A chegada da SYSTRA garante que estaremos preparados frente aos novos desafios que virão com a retomada de nossa economia”.

Ettore Bottura, também fundador da VETEC, acrescenta: “Dada a sinergia entre as atividades da SYSTRA e da VETEC, podemos afirmar que a aquisição consolidará um dos maiores e mais completos grupos de engenharia da América Latina na área de Mobilidade Urbana. Novos e inadiáveis vetores de transporte de passageiros macro metropolitanos, como o TREM INTERCIDADES do Governo de São Paulo, passam a contar, agora, com “expertise” completa nas áreas de estudos conceituais, projetos funcionais, básicos e executivos, inspeção de fabricação, comissionamento e gerenciamento global. Some-se a este potencial a inserção, histórica, da VETEC como fornecedora de soluções de engenharia no subsegmento de ferrovias de carga, incluindo-se regiões metropolitanas, hoje uma declarada e definitiva prioridade nacional “.

Para Roberto de Araujo Pereira, terceiro fundador da VETEC, “os 33 anos de atuação no mercado nacional da VETEC, acrescentados aos 60 anos de história do Grupo SYSTRA e sua experiência na área do transporte sobre trilhos, vão construir uma representação sólida e preparado para a retomada do crescimento no Brasil”.

Sobre a SYSTRA

Líder mundial de infraestrutura de transporte público, a SYSTRA tem por principais acionistas a RATP (Régie Autonome des Transports Parisiens) e a SNCF (Société Nationale des Chemins de fer Français) está voltada, desde 1957, ao mercado “Mass Transit e Rail”. A ambição do Grupo é de servir, no mundo todo, às necessidades de mobilidade coletiva e sustentável.

Atualmente presente em 80 países, a SYSTRA gerencia mais de 3.500 contratos de Linhas de Alta Velocidade, linhas ferroviárias clássicas, linhas de metrôs e de VLTs no mundo.

O Grupo participou, direta ou indiretamente, da construção de 1 de cada 2 metrôs no mundo e trabalha atualmente nas linhas 15, 16 e 17 do projeto Grand Paris Express. Na Ásia, a SYSTRA está trabalhando na linha 6 do metrô de Délhi, assim como na linha 16 do metrô de Shanghai. A SYSTRA também está encarregada da construção de duas novas linhas de metrô automático em Santiago de Chile, e da automatização dos 13 km de linha ferroviária metropolitana entre Epping e Chatswood na Austrália.

Na França, a SYSTRA contribuiu em 100% das linhas de alta velocidade e trabalha hoje em 4 grandes projetos de LAV. Para fortalecer nossa presença nos principais mercados internacionais, estamos comprometidos com uma estratégia de aquisições direcionadas. Adquirimos a SAI na Índia em 2014, e em 2015 e 2016 focamos no desenvolvimento de nossas bases no Brasil, Reino Unido, Suécia e Austrália. No total, 1.000 novos funcionários indianos, brasileiros, britânicos, suecos e australianos se juntaram à nossa equipa ao longo dos últimos dois anos através de crescimento externo.

Sobre a SYSTRA no Brasil

A SYSTRA acompanha o desenvolvimento das infraestruturas no Brasil desde os anos 60 com estudos para a modernização da rede ferroviária brasileira e os primeiros estudos sobre as redes de metro do pais. Nas décadas seguintes, foram feitos estudos para a implementação de Metrôs, VLTs, BRTs e Rodovias. A filial TECTRAN – parte do Grupo SYSTRA desde 2015 – foi criada em 1990 para responder à necessidade crescente de consultoria especializada em engenharia de transportes.

Em 2016, a compra da VETEC, empresa de engenharia com mais de 300 funcionários e enorme experiência no mercado brasileiro, marca uma nova era de desenvolvimento do Grupo SYSTRA no pais.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS