Com a proximidade do Natal e o pagamento da primeira parcela do 13º, o volume de pessoas que se destinam às regiões de compras cresce gradativamente, especialmente na Estação Brás, que está localizada em um dos principais polos comerciais da capital. Para atender esse público, a CPTM implantou a “Operação Natal” na Estação Brás, que chega a registrar aos sábados um milhão de usuários circulando pelo local.
Para facilitar o deslocamento desses usuários durante os embarques e desembarques, a ação contemplará até o dia 24/12, estratégias operacionais e o reforço da segurança durante toda a operação comercial. Aos sábados, o horário de pico é ampliado e o número de empregados da Estação Brás elevado em 48%, passando de 44 para 65 empregados, contando com apoio do pessoal das outras linhas e o reforço de mais 10 agentes no efetivo da segurança.
Também é intensificada a emissão dos AP (avisos sonoros) e as informações de segurança aos usuários, como cuidados redobrados com pertences como bolsas, celulares e até as crianças e a compra antecipada do bilhete para a volta. Todos os guichês da bilheteria ficam abertos e há um exclusivo para receber pagamentos realizados em moedas e no valor exato da tarifa.
Para organizar as filas na bilheteria são usados direcionadores de fluxo e gradis para a linha de bloqueios (catracas). Também há orientação para o embarque seguro nas plataformas e acessos preferenciais às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Outra ação importante é a ponto de encontro implantado, logo após a linha de bloqueios, para acolher momentaneamente pessoas que se desencontraram.
Além disso, a CPTM enviou ofício à CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) solicitando a proibição do acesso de veículos à Praça Agente Cícero, que fica em frente à Estação Brás, para facilitar a saída e entrada dos usuários, evitando a aglomeração de pessoas e eventuais tumultos. A Companhia também solicitou à Polícia Militar atenção especial no policiamento no entorno da Estação Brás e à GCM (Guarda Civil Metropolitana) o reforço da segurança no local.
Em caso de dúvida, o usuário pode entrar em contato com o SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) pelo telefone 0800 055 01 21 ou através do site www.cptm.sp.gov.br.