20 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Confira o calendário de atendimento do Detran nas semanas de Natal e Ano Novo

As unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo em todo o Estado terão o seguinte calendário de funcionamento nas semanas de Natal e Ano Novo, conforme estabelecido pelo decreto estadual nº 62.301:

Funcionamento – Natal

Sexta-feira (23 de dezembro) – Fechado
Sábado (24 de dezembro) – Fechado
Domingo (25 de dezembro) – Fechado
Segunda-feira (26 de dezembro) – A partir das 12h

Funcionamento – Ano Novo

Sexta-feira (30 de dezembro) – Fechado
Sábado (31 de dezembro) – Fechado
Domingo (1º de janeiro) – Fechado
Segunda-feira (2 de janeiro) – A partir das 12h

O atendimento dos serviços de trânsito nos postos do Poupatempo terá essa mesma escala. As unidades do Detran integradas a prefeituras ou delegacias, por sua vez, seguirão o expediente destas instituições.

O Disque Detran, central telefônica para informações aos cidadãos, também não funcionará nas datas em que os postos estão fechados, mas nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro voltarão a funcionar em seu horário habitual, das 7h às 19h.

Calendário de licenciamento

Donos de carros ou motos com placas de final 0 e de caminhões com placas de finais 9 e 0 devem ficar atentos ao esquema de funcionamento das unidades, já que dezembro é o mês obrigatório para licenciamento desses veículos. Quem tem documento de habilitação ou veículo para regularizar ou retirar antes de pegar a estrada também deve ser programar para ir antecipadamente a um posto do Detran.

Todo veículo, independentemente do número final de placa, estará irregular se circular a partir de 1º de janeiro de 2017 sem o licenciamento do exercício 2016 (cujo calendário obrigatório teve início em abril) e poderá ser guinchado e removido a um pátio.

Cabe ressaltar que não basta pagar a taxa de licenciamento, é obrigatório portar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo atualizado.

Portanto, para viajar tranquilo durante as festas de fim de ano, o condutor deve licenciar o veículo antes. O serviço pode ser feito presencialmente nos postos do Detran e do Poupatempo ou de forma eletrônica via sistema bancário, com entrega do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo pelos Correios. Mas, atenção: o prazo para recebimento via Correios é de sete dias úteis após a emissão do documento.

Conduzir veículo com o licenciamento em atraso é infração gravíssima, de acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, passível de multa de R$ 293,47, inserção de sete pontos no prontuário do proprietário, além de remoção do veículo. Já conduzir sem portar o documento, mesmo que o licenciamento esteja em dia, é infração leve (artigo 232 do Código de Trânsito Brasileiro): multa de R$ 88,38, três pontos na carteira e retenção do veículo até que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo seja apresentado.

DETRAN

O Detran é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão. Para obter mais informações sobre o papel do Detran, clique aqui.

INFORMAÇÕES AO CIDADÃO

Portal: www.detran.sp.gov.br

Disque Detran: Capital e municípios com DDD 11: 3322-3333. Demais localidades: 0300-101-3333. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Fale com o Detran e Ouvidoria (críticas, elogios e sugestões): Acesse aqui.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS