20 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

ViaQuatro celebra 10 anos de assinatura da primeira Parceria Público-Privada do Brasil

Na próxima terça-feira, dia 29 de novembro, a ViaQuatro comemora 10 anos da assinatura do contrato de concessão da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, primeira PPP (Parceria Público-Privada) do Brasil. “Avançamos com eficiência e provamos ser um modelo de negócio sustentável. No momento em que o país precisa com urgência retomar os investimentos em infraestrutura, a experiência da ViaQuatro torna-se referência nacional”, afirma Harald Zwetkoff, presidente da concessionária.

O executivo destaca que essa década de parceria da ViaQuatro com o Governo do Estado de São Paulo simbolizou aprendizado para ambos. Segundo Harald Zwetkoff, a concessionária seguiu as normas operacionais e os requisitos contratuais, resultando em eficiência e produtividade comprovadas por índices e pesquisas independentes.

“Conseguimos pagar os novos trens e seus respectivos custos de financiamento, além de reaver os investimentos no sistema de sinalização. Os impostos estão em dia e ainda remuneramos nossos acionistas”, afirma o presidente.

Duas novidades que serão percebidas pelos usuários marcam os 10 anos da assinatura do contrato da Parceria Público-Privada. A partir desta terça-feira, dia 29, a ViaQuatro estreia sua nova identidade sonora, com a veiculação de um tema musical e avisos sonoros nas estações e trens. Um vídeo comemorativo também passa a ser exibido nos monitores de vídeo e no painel digital em 360 graus da Estação Luz.

Inovação

Desde o início da operação comercial, há 5 anos, a Linha 4-Amarela oferece inovações tecnológicas aos usuários. É a primeira linha de metrô da América Latina a adotar trens com o sistema driverless (sem condutor). Esse sistema totalmente automatizado elimina falhas humanas e é o mais confiável em todo o mundo. As sete estações da Linha 4 possuem portas de plataforma, divisórias de vidro que separam a plataforma dos trilhos, garantindo segurança e agilidade do embarque e desembarque dos passageiros.

“Quando se fala em inovação tecnológica é interessante notar como uma evolução puxa a outra. Com a eficiência da operação automatizada, pudemos a oferecer serviços de informação inéditos aos passageiros”, afirma Harald Zwetkoff. Os monitores das plataformas da Linha 4-Amarela passaram a indicar quais carros do próximo trem possuem mais espaço para viajar e quanto tempo falta para a chegada da próxima composição. As ferramentas foram desenvolvidas pela ViaQuatro, e o indicador de lotação do próximo trem é inédito em metrôs no mundo.

Outro ineditismo é o simulador virtual, criado com exclusividade para a ViaQuatro, para treinamento permanente dos agentes de atendimento na operação manual dos trens. A prática era impossível durante a operação comercial, pois o sistema automático raramente apresenta falhas. O simulador de trem possibilita manter os colaboradores aptos à atuação imediata em diferentes situações. Além do ganho em segurança, há economia de energia elétrica e eliminação do desgaste da composição, que poderiam ocorrer no treinamento in loco.

O simulador de trem integra o Centro de Treinamento Saber+, localizado no Pátio da Vila Sônia. Composto por salas de aula, laboratórios de mecânica, elétrica e eletrônica e biblioteca, o espaço foi criado para compartilhar e disseminar conhecimentos adquiridos, e aperfeiçoar o serviço oferecido aos usuários da Linha 4-Amarela. Foram desenvolvidos dezenas de treinamentos técnicos e comportamentais, com conteúdo teórico e prático. “Sabemos da importância de formar técnicos e especialistas em transporte sobre trilhos e o Saber+ é o legado da ViaQuatro para o setor metroferroviário brasileiro”, diz o presidente.

Por ser um modelo inédito e pioneiro, produz avanços.

Satisfação e motivação

Entre as conquistas recentes da ViaQuatro, está o recorde do índice de satisfação dos usuários. Pesquisa do Instituto Datafolha, realizada em abril último, mostrou que 93,9% dos passageiros consideram o serviço prestado pela ViaQuatro muito bom ou bom. “Trabalhar em um ambiente onde se estimula a inovação motiva nossos colaboradores a prestar um bom serviço e isso resulta na satisfação dos usuários”, diz Harald Zwetkoff.

Outros números comprovam a eficiência e confiabilidade do serviço. A operação comercial da linha fez cinco anos em outubro, totalizando mais de 955 milhões de passageiros transportados. A cada dia útil, 700 mil usuários utilizam a Linha 4-Amarela. Em média, 99,6% das viagens programadas foram realizadas, desde que a operação comercial plena foi iniciada. As portas dos trens e plataformas já se abriram e fecharam 180 milhões de vezes. Outro indicador de eficiência da operação da Linha 4-Amarela é representado pela disponibilidade dos trens, que corresponde a 99,78% nos últimos cinco anos.

Os 14 trens já realizaram mais de 1 milhão de viagens e percorreram 11 milhões de quilômetros. Neste ano, a ViaQuatro começou a receber 15 novos trens, conforme estava previsto na Fase II do contrato. O contrato de concessão de 30 anos prevê investimentos da ordem de US$ 2 bilhões. Até o momento, já foram investidos US$ 450 milhões.

Integração no DNA

A ViaQuatro exerce papel fundamental para a integração do transporte metroferroviário da capital. As estações campeãs de entradas de passageiros são Paulista, por onde, desde outubro de 201, já passaram 214 milhões de usuários; Pinheiros, com 194 milhões; e Luz, com 185 milhões de pessoas transportadas. Quatro das sete estações da Linha 4-Amarela estão ligadas a outras seis linhas do Metrô e da CPTM e terminais de ônibus.

“Além do transporte intermodal, também estimulamos o transporte ativo praticado pelos ciclistas, com a modernização de nossos bicicletários, que receberam sistema de cadastro biométrico tornando o acesso totalmente automatizado e mais seguro”, afirma o presidente da concessionária.

ViaQuatro em números*

955.142.714
É o total de passageiros transportados no período de operação comercial.

1.124.504
É o número de viagens feitas durante os cinco anos de operação comercial, o que representa 99,6% das viagens programadas no período.

11.047.429
É a distância em quilômetros percorrida pelos trens da ViaQuatro desde outubro de 2011.

179.273.376
É o número de vezes que as portas dos trens e das plataformas da Linha 4-Amarela foram acionadas com aberturas e fechamentos.

213.889.233
É o número de passageiros que passou pela Estação Paulista desde outubro de 2011.

193.862.344
É o número de passageiros que passou pela Estação Pinheiros desde outubro de 2011.

185.086.345
É o número de passageiros que passou pela Estação Luz desde outubro de 2011.

*Dados compreendem o período de outubro de 2011 a outubro de 2016.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS