Estação Brás recebe projeto que escreve cartas para usuários​

O projeto Ateliê de Memória e Narrativa, do Coletivo Estopô Balaio, que escreve cartas a pedido dos usuários, será realizado nesta quarta-feira (9), das 14h às 17h, na Estação Brás da CPTM, que atende as linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira.

A iniciativa lembra a personagem Dora, interpretada pela atriz Fernanda Montenegro, no filme Central do Brasil, do diretor Walter Salles. Na ocasião, os usuários que passarem pela Estação Brás poderão ter suas histórias e sentimentos anotados em cartas ou mesmo em simples recados, para serem enviados à pessoa escolhida por eles. Com a carta, seguirá também uma foto do remetente feita na hora com uma câmera Polaroide.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

Os integrantes do Coletivo Estopô Balaio chegam com o coração aberto, dispostos a ouvir as histórias daqueles que têm amigos e parentes distantes ou, simplesmente, desejam fazer uma declaração para os pais ou a um grande amor. Sem nenhum tipo de censura ou restrição, as cartas carregadas de saudades são enviadas para qualquer cidade do Brasil ou do mundo, retratando qualquer tema, anseio ou pedido de ajuda.

Com esse projeto, o Coletivo Estopô Balaio ressuscita “O Auto dos Escrivães do Pelourinho”, no qual escrivães da Lisboa quinhentista desenvolviam seu ofício na Praça do Pelourinho Velho. Em mesas postas ao longo daquela praça, eles ofereciam à população seus préstimos de leitores e, principalmente, de redatores de cartas, ofícios, petições e documentos de toda ordem, registrados em obras históricas que descrevem a Lisboa antiga.

Serviço:

Ateliê de Memória e Narrativa, do Coletivo Estopô Balaio
Local: Estação Brás
Data: 9 de novembro, quarta-feira, das 14h às 17h

Deixe um comentário