Encontro Paulista de Hip Hop celebra a Declaração de Paz do movimento

Para celebrar sua décima edição, o Encontro Paulista de Hip Hop, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apresenta uma programação especial no dia 26 de novembro, com bate-papos, shows, torneios de basquete, pista de skate, exposição de cultura low rider, debates literários, sarau e atrações infantis. O evento será realizado no Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda).

Com o tema Cultura de Paz e Prosperidade, o Encontro Paulista de Hip Hop irá celebrar a Declaração de Paz do Hip Hop, apresentado nas Nações Unidas em 2001 e assinado por diversas organizações, ativistas e pioneiros do movimento.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

“Ao completar esse ciclo de 10 anos de aprendizado, resgatamos os valores que sustentam a Cultura Hip Hop e impulsionamos a busca pelo conhecimento, alicerce primordial que permitiu a longevidade do Encontro Paulista”, explica Márcio Santos, Assessor Especial de Projetos para Hip Hop da Secretaria da Cultura. “Essa cultura empodera a juventude e conta com elementos que criam uma nova forma de identidade, comunicação, vivência e tomada de decisões, sempre em busca da paz e da prosperidade”, finaliza Santos.

Na música, destacam-se os shows de Rashid, um dos principais nomes do Hip Hop brasileiro da atualidade, e das Pretas Sonoras, grupo formado pelas DJs Simmonne Lasdenas (São Paulo), Tamy (RJ) e Donna (DF), acompanhadas pelas MCs Amanda Negra Sim, Cris SNJ, Shirley Casa Verde, Drik Barbosa e Mayara Magalhães. A valorização da participação das mulheres na cultura Hip Hop tem sido um dos grandes focos de atenção do Encontro nos últimos anos. As apresentações começam às 19h00.

O bate-papo de abertura do evento está previsto para começar às 12h15 e contará com as participações de Rashid, Joice Berth (arquiteta e militante do movimento negro), Uchen (rapper, refugiado nigeriano que vive em São Paulo) e Shirley Casa Verde (rapper), com mediação do MC Who. Eles falarão sobre a Cultura Hip Hop como instrumento de transformação social através de suas diversas manifestações.

A partir das 14h00, ocorre a Homenagem a São Bento, uma alusão à região da estação São Bento do Metrô, no centro de São Paulo, considerado o berço do Hip Hop na capital paulista. A atividade contará com a participação dos pioneiros do movimento das décadas de 1980 e 1990.

Crianças também se divertem no Encontro Paulista de Hip Hop. A Hora do Conto será realizada no Espaço Erê, a partir das 12h30. Às 13h30, os pequenos participam da oficina de breaking para crianças com Bispo SB.

Na quadra, das 10h00 às 17h00, grupos participam do torneio de basquete 3×3, que este ano contará também com uma pista de skate.

Em breve serão divulgadas outras atrações. Mais informações no site da Secretaria da Cultura do Estado ou no Facebook do Encontro Paulista de Hip Hop.

Serviço:

10º Encontro Paulista de Hip Hop – Cultura de Paz e Prosperidade
Data: 26 de novembro (sábado)
Abertura: meio-dia
Shows Rashid e Pretas Sonoras: a partir das 19h00
Local: Memorial da América Latina – Praça Cívica
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – ao lado da estação de Metrô Barra Funda
Evento gratuito

Deixe um comentário