Está disponível na íntegra o documentário Paulista Aberta pelas pessoas, que conta a luta de pessoas comuns por uma maneira diferente de usar a Avenida Paulista, em São Paulo. Com depoimentos inéditos dos idealizadores, apoiadores e opositores do projeto, o filme mostra como a iniciativa virou referência de mobilidade urbana sustentável para o Brasil.
O fato de ter acontecido no símbolo da maior metrópole do país passa uma mensagem clara: é possível mudar a cidade onde vivemos. É possível que as ruas ganhem novos ares, sejam mais abertas e convidativas. A vitória popular permitiu que aos domingos, a Avenida Paulista priorizasse pedestres e ciclistas ao invés dos carros que dominam as faixas todos os dias.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Mas conseguir isso não foi fácil. No documentário, o primeiro a contar a história do projeto, os idealizadores da Paulista Aberta, SampaPé e coletivos apoiadores, como o Minha Sampa, elencam as dificuldades em mostrar que era possível fazer diferente.
O documentário mostra como a avenida ganhou novas funções. Ficou mais democrática, plural, um espaço para exercícios, apresentações, brincadeiras e principalmente de apropriação popular de espaços públicos. Além, é claro, de reduzir o impacto negativo da circulação excessiva de veículos.
Texto: Chloé Pinheiro
Confira no canal Smarty: http://smartytalks.com/qual-e-o-impacto-de-abrir-a-avenida-paulista-aos-domingos-documentario-sobre-a-paulista-aberta