20.3 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Dia Mundial do Diabetes terá ação de conscientização na Estação Barra Funda da CPTM

O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta ou incapacidade do organismo em produzir a insulina, o que provoca aumento da glicose (açúcar) no sangue. No mundo, cerca de 16 milhões de pessoas sofrem com a doença. Só no Brasil, 106.600 mortes são registradas por ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

Para sensibilizar o maior número de pessoas a realizarem o teste de glicemia e a prevenirem as complicações, a ADJ Diabetes Brasil promoverá campanha de prevenção e estímulo ao diagnóstico precoce do diabetes tipo 2, na Estação Palmeiras-Barra Funda, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na próxima sexta-feira, dia 11, das 8h30 às 16h.

Após a realização do teste de glicemia, as pessoas que apresentarem valores alterados acima de 99mg/dL (jejum) e de 140mg/dL (2 horas após refeição ou aleatório) serão encaminhadas para o balcão de orientação no próprio evento. Além de informações básicas sobre o diabetes, também será oferecido apoio educacional gratuito da ADJ.

Composta por colaboradores e voluntários, a equipe da ADJ procura despertar as pessoas para as causas e prevenções à doença, além de alertar sobre possíveis complicações para quem ainda não foi diagnosticado e os riscos sobre o mau controle. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, 46% das pessoas que apresentam a condição não sabem que tem a doença.

Nesta ação, a ADJ Diabetes Brasil conta com o apoio da Federação Internacional do Diabetes das Regiões das Américas Central e do Sul, e patrocínio das empresas: Astra Zeneca, Bayer, Libbs, Lilly, Merck, Novartis, Sanofi, Servier e Johnson. Mais informações no site: www.adj.org.br

Sobre o Dia Mundial

Celebrado em 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes é visto como a maior iniciativa mundial em torno da doença. Criada em 1991 pela International Diabetes Federation em parceria com a Organização Mundial da Saúde, a data foi escolhida em homenagem ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebeu o Prêmio Nobel de Medicina pela descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.

Sobre a ADJ Diabetes Brasil

Fundada em 10 de março de 1980, a ADJ Diabetes Brasil é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos. Seu objetivo é promover educação nesse campo para pessoas com diabetes, familiares, profissionais de saúde e comunidade. A entidade atende gratuitamente pessoas com todos os tipos de diabetes, independente da faixa etária e classe socioeconômica, oferecendo um trabalho integrado por uma equipe multidisciplinar.

Serviço:

Ação de conscientização sobre diabetes
Local: Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende as Linhas 7-Rubi e 8-Diamante
Data: sexta-feira, 11/11
Horário: das 8h30 às 16h

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS