Com a crise econômica, as redes varejistas querem impulsionar as vendas sem fechar longos contratos de locação e mão de obra. Para atrair esses empreendedores e aumentar a arrecadação, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) iniciou neste ano a locação sazonal de espaços comerciais para datas comemorativas como Natal e Dia das Crianças.
Por prazo de, no máximo, 90 dias, o comerciante poderá locar espaços de vários tamanhos, em formato de loja ou quiosque. A primeira loja sob esse novo modelo de contrato foi instalada neste mês na Estação Brás da CPTM, que atende as Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira. No local, estão sendo vendidos panetones.
O valor do aluguel varia de cada com o tamanho do espaço e do fluxo de passageiro da estação (veja abaixo tabela). Há vários pontos disponíveis nas seis linhas, em estações de baixa, média e alta circulação de pessoas. Para a inscrição é necessário ter empresa constituída. O comerciante receberá um Termo Provisório de Espaço Sazonal, com direito à exploração comercial na área solicitada. Caso haja mais de um interessado pelo mesmo espaço, a decisão ocorrerá por sorteio presencial.
Já para a implantação de máquinas dispensadoras de produtos, normalmente bebidas, chocolates e snacks, o período de exploração comercial é de, no máximo, 180 dias. Não é permitido o comércio de cigarros, bebidas alcoólicas, produtos a granel, alimentos que precisam de preparo, entre outros.
Tabela de preços
Loja
Grupo 1 – R$ 1.155,39/m²
Grupo 2 – R$ 420,99/m²
Grupo 3 – R$ 223,73/m²
Quiosque/balcão
Grupo 1 – R$ 1.293,99/m²
Grupo 2 – R$ 1.069,15/m²
Grupo 3 – R$ 670,09/m²
Grupo 1 – Fluxo diário de entradas acima de 75.000 usuários/dia
Grupo 2 – Fluxo diário de entradas entre 10.000 e 74.999 usuários/dia
Grupo 3 – Fluxo diário de entradas abaixo de 10.000 usuários/dia
Para conferir o fluxo de entradas de cada estação, acesso o link:
http://www.cptm.sp.gov.br/publicidade/Documents/Movimenta%C3%A7%C3%A3o%20de%20Passageiros.pdf
Para conhecer o regulamento, acesse o link: