23.2 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

CPTM inicia operação comercial do Expresso Linha 10

Nesta quarta-feira (30/11), a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) iniciou a operação do Expresso Linha 10, na linha 10-Turquesa. Um único trem da série 3000 (com oito carros e capacidade para até duas mil pessoas), que percorre o trecho entre as estações Santo André e Tamanduateí (esta que faz ligação com a linha 2-Verde do Metrô). O percurso é realizado em aproximadamente 9 a 10 minutos com parada apenas na Estação São Caetano.

O percurso é feito em uma via central não interferindo na circulação do trem parador, que realiza o trajeto Brás-Rio Grande da Serra. O trem parador leva de 15 a 20 minutos para realizar o trajeto que o trem expresso faz de 9 a 10 minutos, uma boa novidade para os passageiros da linha 10-Turquesa que utilizam esse trecho.

Alguns passageiros questionaram porque o trem expresso não atende a região da Estação Mauá. Explicamos: o motivo é por conta da região não ter uma terceira via, isso acaba impossibilitando que o trem expresso chegue a região, visto que o mesmo não pode interferir no trajeto do trem parador. O trecho entre as estações Santo André-Tamanduateí possui essa via auxiliar que permite a viabilidade deste trem expresso, além de ajudar neste trecho que é sobrecarregado (são atendidos cerca de 50 mil passageiros por dia), devido aos passageiros que realizam transferência com o Metrô na Estação Tamanduateí da linha 2-Verde.

Vale ressaltar que o trem de loop que realiza o trajeto entre as estações Brás e Mauá continua normalmente no horário de pico e o trem expresso chega para reforçar a oferta de lugares nos trens da linha 10-Turquesa e proporcionar uma viagem mais tranquila no trecho sobrecarregado.

Foto: Mário Lucas Musial
Foto: Mário Lucas Musial

O intervalo médio do trem expresso é de 24 à 30 minutos, e opera de segunda à sexta-feira das 6h às 9h e das 16h às 19h. No período da manhã, o serviço começa a partir da Estação Santo André, parando na Estação São Caetano e encerrando a viagem na Estação Tamanduateí. Já no período da tarde, o serviço é no sentido contrário, com trens partindo de Tamanduateí para encerrar a viagem na Estação Santo André. Por dia, estão programadas cerca de 14 viagens diretas entre as três estações.

O Mobilidade Sampa foi perguntar aos passageiros o que acharam do serviço Expresso Linha 10, 24 pessoas foram questionadas pelo nosso repórter Mário Lucas Musial e os apontamentos foram:

– 10 passageiros de Mauá

– 4 passageiros que vinham de Mauá pra frente (Ribeirão Pires/Rio Grande da Serra)

– 10 passageiros eram passageiros do expresso (São Caetano e Santo André)

Totalizando 18 aceitações e 6 rejeições.

Pontos negativos: Horário de atendimento, intervalo entre as viagens e o local que o trem expresso atende.

Cerca de 75% dos passageiros pesquisados aprovam o trem expresso, sendo que também podemos levar em consideração as reclamações dos passageiros, a pesquisa foi baseada no horário que os passaheiros embarcam e desembarcam e a região ondem residem.

Um ponto positivo para a CPTM, pois o um trem expresso surge para desaforgar e auxiliar a locomoção de passageiros em um trecho sobrecarregado, torcemos para que o Expresso Linha 10 seja definitivo e que ajude a todos os passageiros.

Foto: Reprodução/CPTM
Foto: Reprodução/CPTM

Confira a viagem inaugural do novo serviço:

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Igor Roberto
    Igor Robertohttps://noticiando.net/
    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS