Você conhece a Vaga Viva?

Em 2005, um grupo de pessoas do estúdio Rebar, de San Francisco, nos Estados Unidos, decidiu ocupar uma parte da rua que ficava ensolarada e sem uso para a população e construiu uma espécie de “área pública provisória”, com o intuito de transformar o espaço reservado para vaga de estacionamento em um parque. E não é que a ideia pegou? Rapidamente, pessoas em diversas cidades dos Estados Unidos e do mundo ocuparam vagas destinadas aos carros e montaram pequenos espaços públicos, decorando-os com bancos, mesas, grama artificial, plantas e até mesmo sofás e tapetes.

Foi dessa maneira que nasceu a Vaga Viva, uma ocupação urbana temporária, com intenção de devolver ao cidadão um espaço da cidade destinado ao carro, fazendo desta um local de lazer, área verde, convívio e interação humana.

E no Brasil?

Um ano depois da iniciativa em San Francisco, foi a vez do Brasil: o primeiro Vaga Viva aconteceu em setembro de 2006, no Rio de Janeiro. De lá pra cá, ações temporárias acontecem anualmente, em diversas cidades do país. São Paulo foi a primeira capital a regulamentar a Vaga Viva, em 2014, onde o espaço pode ser ocupado por até dois anos e renovado. Outras cidades também conseguiram implementar os parklets, vaga viva ou vaga verde através de leis ou decretos municipais, como Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Recife, Belo Horizonte, Niterói, Canoas, Riberão Preto, etc…

Se você tem interesse em criar um parklet na sua cidade, procure a Secretaria de Trânsito e informe-se sobre quais são as regras para instalação.

Qual é a finalidade da Vaga Viva?

Além de um espaço de convivência, lazer e zona verde, o “parklet” promove a reflexão, discussão e mudança de comportamento a respeito do uso do espaço público. Ações como essa, tendem a retomar a região destinada aos veículos e devolvê-la às pessoas. A vizinhança se beneficia e usufrui destes simpáticos territórios espalhados pela cidade, onde as pessoas descansam, marcam encontros para bater papo e podem esquecer por algumas horas seus computadores e celulares, aproveitando um ambiente democrático e pensado especialmente para elas.

Com mais locais destinados ao lazer e ao bem-estar coletivo, todo mundo pode aproveitar o tempo livre com qualidade: o estresse diminui e consequentemente, na hora de pegar no volante, você estará muito mais tranquilo e pronto para distribuir gentileza dirigindo por aí.

Informações: Porto Seguro