Santos: Ciclovia da Avenida Afonso Schmidt tem 95% da obra pronta

162
Foto: Francisco Arrais

A Avenida Afonso Schmidt, no Castelo, está prestes a ganhar sua ciclovia. Faltam apenas 5% dos serviços para a Prefeitura entregar a obra, no canteiro central da via. A pista para ciclistas tem 820 metros de extensão, das imediações da Rua Jornalista Paulo Matos até a confluência com a Rua Aniz Tranjan.

“Os trabalhos devem ser concluídos até novembro, com pavimentação de trecho de cerca de 50 metros da Afonso Schmidt, entre as ruas José Fernando Fernandez Almeida e José do Amaral Menezes”, informa o arquiteto Glaucus Farinello. “E, ainda, execução de calçada e pista, no local onde será instalada uma estação do Bike Santos”.

Investimento

O investimento na obra, gerenciada pela Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi), é da ordem de R$ 651 mil, verba proveniente do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Balneárias (Dade), do Governo do Estado. A intervenção englobou demolição do passeio central, substituição da tubulação de drenagem entupida e quebrada, execução de guia e aterramento. A pista foi construída em concreto desempenado pigmentado de vermelho. Isso dá maior aderência à bicicleta e baixa o custo da manutenção, evitando pinturas constantes. A via recebeu novo asfalto e calçada.

Zona Noroeste terá 9,2 km de pistas

A ciclovia da Avenida Afonso Schmidt faz parte de um lote de 9,2 km de pistas em uso, construção ou licitação, na Zona Noroeste. Além de segurança para ciclistas e pedestres, os projetos envolvem outras melhorias como paisagismo, com plantio de grama, e recapeamento das vias. Integram o lote as ciclovias prontas do entorno do Jardim Botânico (1.350 metros) e a primeira etapa da Av. Nossa Senhora de Fátima; Jovino de Mello (1.550 metros), Eleonor Roosevelt (780 metros), e Rua Aprovada 927 (1.200 metros), em obras. E a segunda etapa da NS de Fátima (1.550 metros), inserida na segunda fase das obras da entrada da Cidade.

Deixe seu comentário