João Doria diz que removerá parte das ciclovias

O prefeito eleito de São Paulo, João Doria, terá de fazer articulações políticas antes mesmo de assumir o cargo se quiser cumprir a promessa de não ampliar a rede de ciclovias na cidade. A proposta de Orçamento da prefeitura para 2017, que tramita na Câmara Municipal, prevê a destinação de R$ 25 milhões para expandir a rede cicloviária no ano que vem.

João Doria vem dizendo que não ampliará a rede cicloviária e que removerá parte das ciclovias, o que já provoca mobilizações por parte de ativistas. A Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) pediu um encontro com o prefeito eleito, que ainda não agendou a reunião.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • “O prefeito receberá a todos os representantes de movimentos organizados que se proponham a apresentar propostas para melhorar as condições de vida da população e a qualidade dos serviços públicos em São Paulo. Ainda não há data marcada para o encontro com os cicloativistas”, afirmou a assessoria de João Doria, em resposta do portal UOL.

    “As ciclovias serão preservadas onde funcionam bem, onde têm movimento, ciclistas. Não serão continuadas em calçadas nem onde não são utilizadas. Vamos fazer um estudo para avaliar isso”, disse o o prefeito eleito em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, nesta semana.

    Se a proposta orçamentária não for mudada, a administração municipal será obrigada a fazer o investimento previsto em 2017. Para alterar a proposta, João Doria tem de negociar com a gestão Fernando Haddad e com os vereadores. O orçamento tem de ser aprovado até dezembro. João Doria toma posse em 1º de janeiro.

    Ciclovias

    De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a cidade possui 464 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas atualmente. A prefeitura planeja expandir a rede para 1.500 quilômetros até 2030.

    João Doria declarou que não pretende cumprir metas de criação de ciclovias. Segundo o prefeito eleito, elas só serão implantadas se houver “necessidade real e comprovada”.

    Contradições

    As declarações do prefeito eleito contradizem seu próprio programa de governo, disponível na página do Tribunal Superior Eleitoral na internet. Nele, afirma-se que a intenção é “adequar a malha cicloviária existente e a ser implantada com melhorias de sinalização e iluminação; promover a conexão dos pontos de ciclovias ou ciclofaixas já existentes, implantando, assim, uma rede cicloviária do município”.

    Também há uma contradição em relação ao resultado da enquete feita na página da campanha eleitoral do prefeito eleito. A maioria dos internautas que respondeu a questão sobre ciclovias disse que elas “deveriam ser mantidas como estão e ampliadas”.

    A intenção de João Doria também destoa da crítica feita à expansão da rede na gestão Haddad de que faltam conexões entre as ciclovias. A ampliação permitiria novas ligações.

    * Com informações do UOL Eleições

  • Siga o Mobilidade Sampa também nas seguintes redes sociais: estamos no ThreadsBlueskyLinkedIn
  • Deixe um comentário