22.4 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024

Idosos são os que mais correm risco de morte no trânsito de São Paulo

Pessoas com mais de 60 anos são as que mais correm risco no trânsito. De acordo com análise do Observatório Paulista de Trânsito, do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), os idosos representam uma taxa de 21,8 óbitos em acidentes a cada 100 mil habitantes nessa faixa etária.

O índice dos idosos é o maior do Estado, seguido do grupo entre 15 a 29 (21,6), das vítimas entre 30 e 44 (19,8) e 45 a 59 (18,6). De acordo com os dados do Detran, disponibilizados pelo DataSUS em 2014, a taxa de mortalidade de todo o Estado é de 17,1 a cada 100 mil habitantes.

Como a população com mais de 60 anos representa apenas 13,2% da população paulista, em números totais de óbitos o grupo fica em quarto lugar, com 1.198 mortes. Neste caso, os jovens entre 15 e 29 anos são as maiores vítimas: 2.283. Em seguida vem a população entre 30 a 44 anos, com 2.038 casos, e 45 a 59 anos, 1.446.

Tipo de acidentes

A principal causa de mortes de idosos no trânsito são os atropelamentos: 49,2%. Em quase 20% dos casos a vítima estava como ocupante do veículo. A análise também considerou dados de 2015 referentes às internações. Mais de 43% dos pacientes foram feridos após serem atropelados, seguido por motociclistas (19,2%).

Pensando nos casos de morte nas ruas de São Paulo, o governo do Estado lançou em agosto uma campanha impactante para conscientizar motoristas. O vídeo sobre atropelamento foi representado justamente por um idoso.

Gerente do Observatório Paulista de Trânsito, Antonio Oka afirmou que é importante haver políticas públicas voltadas para a melhoria da infraestrutura urbana e da sinalização para evitar problemas como estes no trânsito paulista. O especialista alertou ainda que as pessoas devem fazer sua parte sempre usando a faixa de segurança para atravessar as ruas e não esquecendo do cinto de segurança.

Motorista idoso

Apesar de não haver uma idade limite para conseguir uma carteira de motorista, o Observatório Paulista de Trânsito aconselha motoristas mais velhos a evitarem dirigir à noite e ao amanhecer, ter cuidado ao realizar ultrapassagens, sempre que possível dirigir por trajetos de curta duração e evitar trajetos complicados ou em condições meteorológicas adversas.

Segundo o Detran, há 1.386.332 motoristas com mais de 65 anos no Estado de São Paulo. Neste caso, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação dos idosos deve ser feita a cada três anos ou em período menor, de acordo com a avaliação médica.

Fonte: iG Vigilante

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS