As plataformas das estações Jardim Belval, Jardim Silveira e Quitaúna, na Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), serão palco da peça teatral “Memórias Ferroviárias”, entre os dias 19 e 23 de outubro. O texto da peça foi criado a partir de depoimentos de funcionários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), usuários das estações e moradores vizinhos. Os atores dramatizam a vida de quem vivencia a ferrovia de um modo direto, mostrando as experiências cotidianas na ferrovia.
A iniciativa é do Programa de Educação Patrimonial da Companhia, que tem como objetivo garantir o conhecimento e o reconhecimento relacionados ao Patrimônio Cultural da Ferrovia, proporcionando reflexões a partir da proteção, preservação e salvaguarda dos bens culturais. As ações desenvolvem-se por meio de workshops, palestras, atividades culturais e visitas a locais de relevância histórica para a ferrovia.
Na CPTM, os Programas de Educação Patrimonial contribuem para o reconhecimento, valorização e preservação do patrimônio cultural ferroviário e arqueológico favorecendo as relações de afetividade e admiração pela valorização e preservação do nosso patrimônio cultural. Eles atendem a legislação ambiental para empreendimentos potencialmente modificadores do Meio Ambiente e seguem os conceitos e práticas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Evento
Peça teatral “Memórias Ferroviárias”
Linha 8-Diamante
Dia 19: Estação Quitaúna, às 11 e às 14 horas
Dia 20: Estação Jardim Belval, às 11 e às 14 horas
Dia 21: Estação Jardim Silveira, às 11 e às 14 horas
Dia 23: Estação Quitaúna, às 11 horas e na Estação Jardim Silveira, às 14 horas