Corredor ABD São Mateus-Jabaquara ganha dez novos ônibus elétricos

Os 300 mil usuários que utilizam diariamente o Corredor ABD São Mateus-Jabaquara acabam de ser beneficiados com dez novos ônibus elétricos articulados. Os veículos estão distribuídos em 12 linhas que percorrem os municípios de São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André e Mauá.

O governador Geraldo Alckmin entregou os ônibus nesta quarta-feira (5). A ideia é modernizar a frota de 250 veículos. “São ônibus com capacidade para 110 passageiros [sentados e de pé], com 18 metros de comprimento, acessibilidade para pessoas com deficiência, piso rebaixado, sistema de ajoelhamento pneumático, ar condicionado, wi-fi e tomada USB para recarga de celulares”, disse Geraldo Alckmin.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

Outro destaque do sistema de transporte é a emissão zero de CO² (veículos elétricos). “Por serem ônibus elétricos, são ônibus verdes, que não poluem e evitam lançar na atmosfera poluentes de combustível fóssil, como o diesel”, ressaltou o governador.

Com 33km de extensão, o Corredor ABD “começa em São Mateus, na zona leste de São Paulo, passa pelo ABC e vai até Jabaquara, e ainda conta com uma linha para o Brooklin. Ele liga a zona leste ao ABC e o ABC com a zona leste e o sul de São Paulo. O Corredor ABD é tão bem avaliado quanto o Metrô. Ele é todo elétrico, não é poluente, oferece conforto e qualidade”, explicou Geraldo Alckmin.

O trajeto é administrado pela concessionária Metra e gerenciado pela EMTU/SP, empresa vinculada à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos.

Novos ônibus elétricos articulados do Corredor ABD São Mateus-Jabaquara (Foto: A2img/Ciete Silvério)

Características

– Ônibus acessível com piso rebaixado e sistema de ajoelhamento pneumático
– Ar condicionado, Wi-fi, Tomada USB 12v para recarga
– 18 metros de comprimento com uma articulação e capacidade para 110 passageiros entre sentados e em pé
– Sistema de trólebus (Eletra Industrial)
– Chassi Mercedes Benz
– Carroceria Caio Millenniun BRT
– Emissão ZERO de CO² (veículos elétricos)

Corredor ABD

O Corredor ABD possui nove terminais metropolitanos: São Mateus, São Bernardo do Campo, Santo André Leste, Santo André Oeste, Piraporinha, Diadema, Sônia Maria, Ferrazópolis e Jabaquara. O sistema integra-se, em diversos pontos, com outros modais de transporte público como ônibus municipais e intermunicipais, trens metropolitanos e metrô.
Os terminais possuem infraestrutura necessária para facilitar a movimentação de pessoas com deficiência: rampas, corrimãos e escadas rolantes que auxiliam o acesso desses passageiros às áreas interna e externa. Estão equipados com telefones públicos rebaixados, telefones especiais para surdos-mudos e banheiros adaptados.

Interior de um dos ônibus elétricos do Corredor ABD São Mateus-Jabaquara (Foto: A2img/Ciete Silvério)
Interior de um dos ônibus elétricos do Corredor ABD São Mateus-Jabaquara (Foto: A2img/Ciete Silvério)

Deixe um comentário