Congelar tarifa de ônibus deve custar R$ 1 bilhão a João Doria e comprometer obras

O congelamento da tarifa dos ônibus em 2017 previsto pelo prefeito eleito João Doria deverá provocar um custo adicional ao caixa da Prefeitura de São Paulo de R$ 1 bilhão, valor suficiente para construir 30 km de corredores exclusivos para coletivos.

O cálculo feito por técnicos municipais se deve à evolução dos custos do serviço de ônibus no ano que vem, que, pela proposta orçamentária enviada pela gestão Fernando Haddad à Câmara Municipal de São Paulo, deveria ser coberta pelo reajuste da tarifa.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Sem aumento da passagem, uma fatia maior dos gastos do sistema de transporte tende a ser bancada pelo dinheiro dos cofres municipais – subsídio que é repassado às viações de ônibus para cobrir a diferença entre aquilo que os passageiros pagam e os custos reais do serviço.

    A prefeitura arrecada hoje perto de R$ 5,3 bilhões por ano com a tarifa, mas a quantia repassada às empresas pelo serviço prestado ultrapassa R$ 7 bilhões – porque independe do valor da passagem cobrada dos usuários, conforme as regras contratuais.

    Se em 2016 essa diferença coberta com subsídios será de pouco mais de R$ 2 bilhões, em 2017, sem atualização da tarifa de ônibus, ela pode ultrapassar R$ 3 bilhões.

    Esse gasto extra é suficiente para construir os corredores Itaim Paulista-São Mateus (zona leste), que inclui um terminal de ônibus, e Bandeirantes-Salim Farah Maluf (zona sul), que, juntos, somam 32 km por cerca de R$ 1,1 bilhão.

    A diferença entre os custos e a arrecadação do serviço de ônibus é acentuada pela expansão de passageiros que viajam de graça. São as gratuidades, totais ou parciais, oferecidas a idosos acima de 60 anos, deficientes, desempregados e estudantes. O passe livre para alunos de baixa renda, por exemplo, foi implantado na gestão Haddad.

    Pesa também nessa conta os benefícios do Bilhete Único, que permite a qualquer passageiro realizar baldeações gratuitas ou integração com a rede de trens do Metrô e da CPTM com desconto.

    Se não houvesse nenhum tipo de subsídio do caixa da prefeitura, a tarifa teria um custo real superior a R$ 5 para compensar as gratuidades e quitar os gastos do serviço.

    * Com informações do jornal Folha de São Paulo

    Deixe um comentário