Cine-Cicletada celebra a ocupação do espaço público em São Paulo

Amanhã, feriado de 12 de outubro, acontece em São Paulo a sétima edição da Cine-Cicletada, evento gratuito que junta cinema, música e um passeio de bicicleta pelas ruas da capital. Desta vez o percurso tem ínicio na Praça do Ciclista, na Avenida Paulista, às 16h, e vai até o Sesc Santana, no Jardim São Paulo, zona norte da cidade, percorrendo um trajeto de 10 km aproximadamente.

Na unidade do Sesc, a partir das 18h30, serão exibidos em um telão ao ar livre os curtas “Auto-Fitness” e “Para Onde Foram As Andorinhas?”. O primeiro, uma animação alemã dirigida por Alejandra Tomei e Alberto Couceiro traz uma crítica bem-humorada à sociedade da automação e de consumo, em que os seres humanos cada vez mais estão vivendo em função do modo de vida industrial, num cotidiano mais parecido à uma linha de montagem do que uma vida plena.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Já a segunda atração é um documentário da brasileira Mari Corrêa, feito a partir de depoimentos da população indígena do Parque do Xingu. Os índios revelam neste filme detalhes que impactam diretamente em suas vidas, pelo desmatamento de terras da região, como o desparecimento das andorinhas que anunciavam o verão, ou a dificuldade na colheita de frutas pela falta de umidade nas árvores. É uma reflexão contundente sobre como o jogo de interesses econômicos faz vítimas das mais diversas maneiras. A diretora estará presente no evento para conversar com o público após a sessão.

    Outra atração, esta musical, que vai animar o evento no Sesc Santana é a discotecagem com o músico Tatá Aeroplano. Ao final, o grupo de ciclistas retorna pedalando à Praça do Ciclista. Em caso de chuva o evento não será cancelado, e serão distribuídas capas de chuva para os participantes.

    Cine-Cicletada

    A atividade ocorre desde 2012 com entrada gratuita, valorizando a bicicleta como alternativa à mobilidade urbana, ao inverter a prioridade histórica do automóvel nas metrópoles e ao fomentar uma nova forma de se utilizar os espaços públicos da cidade, resgatando as ruas como locais de convivência cultural, possibilitando o livre acesso e o direito de uso da cidade por todos os habitantes.

    Programação Cine-Cicletada 2016

    16h00 Concentração dos Ciclistas na Praça do Ciclista (Av. Paulista)
    17h00 Deslocamento dos Ciclistas para Sesc Santana
    17h30 Início da Transmissão ao vivo
    18h30 Discotecagem com Tatá Aeroplano e Cinema ao Ar Livre no Sesc Santana
    20h00 Deslocamento dos ciclistas
    21h00 Encerramento na Praça do Ciclista

    Serviço

    Cine-Cicletada 2016
    Dia 12 (quarta-feira), das 16h às 21h
    Duração: 5h (aproximadamente)
    Classificação indicativa: Livre
    Quanto: Grátis
    Necessário bicicleta para realizar o percurso
    Utilização de capacete é recomendável
    Local: Sesc Santana – Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd. São Paulo
    Estacionamento para bicicletas: Gratuito

    Fonte: Mobilize Brasil

    Deixe um comentário