Chuvas exigem mais atenção do condutor e cuidados com veículo

A chuva é uma das principais causas de acidentes graves em vias e rodovias; estar alerta e adotar alguns cuidados podem evitá-los

127
Foto: Reprodução/Twitter/Observatório

O período de estiagem no Brasil chega ao fim e a volta das chuvas intensas já pode ser vislumbrada. E elas são uma das principais causas de acidentes graves nas vias e rodovias de todo o país. Por isso, os condutores ao trafegarem em condições de chuva devem ficar alertas e redobrar a atenção.

Entre os pontos de atenção para evitar problemas em dias chuvosos pode-se destacar as condições dos pneus, dos freios e da luz de freio. A luz de freio, por exemplo, é o alerta para o condutor que vem atrás, se houver necessidade de frear o veículo. Se ela estiver queimada, o condutor não perceberá a frenagem do veículo que vai à sua frente, o que pode motivar a ocorrência de colisão.

A chuva faz também com que a pista fique escorregadia, condição que pode ocasionar deslizamentos em situações de mudança de faixa ou de freadas bruscas. E as poças d’água que muitas vezes se formam, podem ser responsáveis pela perda de direção do veículo.

Sendo assim, é ideal que os pneus estejam em boas condições para garantirem a aderência ao asfalto e, desse modo, reduzir os riscos em pistas molhadas. Limpadores de para-brisa são também importantes para a garantia da segurança em dias de chuva, desde que em boas condições de uso.

São dicas simples, mas que podem fazer a diferença entre envolver-se ou não em acidentes em pistas molhadas ou em dias chuvosos.

– Pneus, freio, luz de freio e faróis devem ser mantidos sempre em boas condições

– Pneus devem estar bem calibrados

– Se for mudar de faixa, utilize a seta

– Mantenha distância segura do veículo que vai à frente

– Evite freadas bruscas

– Para evitar vidros embaçados, ligue o ar condicionado ou o desembaçador. Abrir um pouco os vidros também ajuda a não embaçar

Deixe seu comentário