24 C
São Paulo
quarta-feira, abril 24, 2024

Agente da CPTM atira em homem em frente à Estação Mauá da Linha 10-Turquesa

Um agente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) baleou um homem em frente à Estação Mauá da Linha 10-Turquesa, nesta segunda-feira (17). O disparo ocorreu após uma discussão, de acordo com o agente, que registrou um boletim de ocorrência contra o homem na sequência.

O agente afirma que o homem de 39 anos estava com um grupo que comercializava bilhetes de forma irregular nas imediações da estação por volta das 23h do sábado (15). Ele foi abordado e então teria tentado agredir dois funcionários da CPTM, segundo o agente informou no boletim de ocorrência.

O agente relata ainda que a abordagem ocorreu quando um grupo de cinco pessoas foi flagrado ao liberar a catraca para um passageiro após receber R$ 3,00. Ao perceber a aproximação dos funcionários, o grupo se afastou, mas o homem afirmou que seguiria no local e ameaçou os funcionários alegando ter uma arma de fogo, disse o agente.

O homem, então, teria agredido um dos agentes e os outros integrantes do grupo teriam tentado defender o homem. Para afastar o tumulto, o funcionário afirma ter efetuado o disparo, que acabou atingindo a perna do homem.

Ferido, o homem foi encaminhado ao Hospital Nardini. Na manhã desta segunda-feira, o hospital informou que ele passou por cirurgia, que seu quadro era estável, mas que não havia previsão de alta.

A Polícia Civil solicitou a perícia para o agente, para o local e para a arma de fogo, que foi apreendida e encaminhada para o Instituto de Criminalística de Santo André. O caso foi registrado como lesão corporal, lesões recíprocas, disparo de arma de fogo e ameaça no 1º Distrito Policial de Mauá e a polícia investiga o caso.

Outra versão

Um vídeo feito com câmera de celular mostra o homem ferido deitado na calçada. Ele aparece consciente e realizando uma ligação. O clima é de tumulto e as pessoas em volta do homem gritam que o agente não poderia atuar “fora da estação”, chamam-no de “despreparado”, fazem ameaças e pedem justiça.

Nas redes sociais, a família afirma que a dinâmica do que ocorreu é diferente da versão do agente. A cunhada do homem afirma que ele atuava como vendedor ambulante de chocolates no momento do tumulto, pois estaria desempregado desde o início deste ano.

Ela afirma que o filho do homem, menor de idade, também está ferido, com um “galo na cabeça pela coronhada que levou e a perna imobilizada com a bicuda que deram nele” por ter tentado defender o pai.

Outra filha do homem desabafava sobre os profissionais que “abusam do poder da profissão” e pedia justiça.

CPTM

A CPTM apurou o caso e confirmou que dois agentes da segurança, um homem e uma mulher, abordaram um grupo de cinco homens que vendiam ilegamente bilhetes na estação Mauá. As imagens serão encaminhadas à polícia.

Contudo, a Companhia garante que o agente agiu em legítima defesa: “Um deles se recusou a sair do local e disse que não deixaria de vender os bilhetes porque tinha proteção de criminosos da região. Teve início uma discussão e o vendedor ilegal deu um soco no agente, que também começou a ser agredido na região da nuca e face por outros companheiros do agressor, que voltaram ao local. O segurança então deu um disparo em legítima defesa, que atingiu a perna do vendedor”, afirmou a CPTM.

A CPTM esclareceu ainda o envolvimento do menor na confusão: “Um menor começou a agredir a outra agente de segurança e teve que ser imobilizado e algemado”, diz.

O agente de segurança, autor do disparo, também foi encaminhado ao hospital com lesões no olho e na face e ficará afastado durante as investigações.

* Com informações do portal G1

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS