​“Memória Ferroviária” é tema de workshop para empregados e usuários

Os interessados em conhecer um pouco mais sobre a fascinante história da ferrovia no Brasil, e em especial no Estado de São Paulo, podem se inscrever no workshop “CPTM e Memória”, que acontece no dia 18 de outubro, das 19h às 21h, no auditório do Centro de Controle Operacional (CCO) da Estação Brás. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser feita pelo telefone (11) 3117-7464.

A palestra traz informações sobre a formação da malha ferroviária paulista desde sua chegada no final do século XIX até nossos dias.

  • Viu algo no trânsito? Acidente, congestionamento ou falha no transporte? Envie agora no WhatsApp (11) 96292-9448 ou marque @mobilidadesampa. Sua informação ajuda milhares de pessoas em tempo real!
  • Siga o Mobilidade Sampa: X/Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, WhatsApp e Telegram.
  • Quer anunciar? Impulsione sua marca! Saiba mais.
  • A atividade integra as comemorações de 24 anos da Companhia e de 10 anos do CCO no Brás, com três encontros ministrados por Rafael Corrêa, pesquisador de história ferroviária e membro da Sociedade de Pesquisa para Memória do Trem e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

    No dia 17 de novembro, às 19 horas, o pesquisador vai falar sobre “A eletrificação das ferrovias paulistas”. O Workshop será encerrado no dia 14 de dezembro com o tema “A ligação ferroviária São Paulo – Guarulhos: do Tramway Cantareira à Linha 13 da CPTM”. Os interessados podem se inscrever em um encontro ou em todos.

    Segundo Rafael Corrêa, é importante expor a história da ferrovia, seu início e evolução, principalmente para quem trabalha com os trilhos. “A CPTM vem para mudar a cara do serviço, deixar mais organizado e com qualidade”, destaca o palestrante e autor do livro “Locomotivas Elétricas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro”.

    O pesquisador ainda aponta os encontros como oportunidade de mostrar o trabalho segmentado que vem desenvolvendo há muito tempo. “Me senti honrado em receber o convite, pois expor a história da ferrovia para os próprios ferroviários é um desafio. A abordagem tem que ser diferenciada”, ressalta.

    Workshop “CPTM e Memória”
    A Evolução do Sistema de Sinalização nas Linhas da CPTM
    Local: Auditório do CCO na Estação Brás
    Datas: 18/10, 17/11 e 14/12
    Horário: das 19h às 21h
    Inscrições gratuitas pelo telefone (11) 3117-7464

  • Siga o Mobilidade Sampa: BlueSky e Threads.
  • Vai viajar? Economize 30% no seguro. Use o cupom TBTCOM30 e proteja sua viagem. Contratar agora!
  • Sua marca ao lado de quem informa a cidade em tempo real. Participe do Mobilidade 24 Horas!
  • Deixe um comentário