Sorocaba aparece em 2º lugar no ranking das 15 melhores cidades brasileiras para se dirigir, segundo o aplicativo de trânsito e navegação Waze.
A pesquisa considera os municípios com mais de 20 mil usuários ativos por mês no aplicativo e o cálculo envolve uma série de indicadores para mostrar em quais países e cidades os motoristas se sentem melhor enquanto dirigem. O estudo analisa a experiência de condução de milhões de usuários em 38 países e 235 cidades. Segundo o Waze, Sorocaba está à frente de Campinas, Brasília e Goiânia, por exemplo, e perde em qualidade apenas para o município de Volta Redonda, no Rio de Janeiro.
O índice de satisfação medido pelo Waze utiliza seis medidores. São eles: nível de densidade e severidade do trânsito; segurança das vias; qualidade das vias e infraestrutura; serviços ao motorista; fator econômico e social (acesso a carros e variação no preço do combustível); e medição de quão boa é a rede de usuários do Waze no local. Entre estes indicadores, os três primeiros ganham peso maior na conta, segundo o aplicativo. A lista de países mais bem avaliados é encabeçada pela Holanda, seguida da França e dos Estados Unidos. O Brasil, por sua vez, ocupa a 20ª colocação no ranking de países. Na América Latina, o Brasil está em 3º lugar, atrás de Porto Rico e Argentina.