Saiba como solicitar o Cartão de Estacionamento para Idoso

Autorização especial é obrigatória para o uso das vagas sinalizadas com a legenda “IDOSO”

853

Munícipes com idade igual ou superior a 60 anos que sejam condutores ou passageiros de veículos automotores têm direito a estacionar em vagas reservadas em estacionamentos e áreas de Zona Azul por toda a cidade. Para receber o Cartão de Estacionamento para Idoso, obrigatório para utilização dessas vagas, o cidadão precisa solicitar junto à Prefeitura de São Paulo a autorização especial.

O requerimento é feito dentro do SUAE (Sistema Unificado de Autorizações Especiais), no qual o usuário deve realizar um cadastro e preencher o formulário “Solicitar Novo Requerimento de Idoso”.

Com a solicitação preenchida, o cidadão deve imprimir e assinar o documento, encaminhando-o para o DSV (Departamento de Operação do Sistema Viário) junto com a cópia simples de um documento de identidade oficial que conste o número do CPF (RG e Carteira Nacional de Habilitação, por exemplo). Se o documento de identidade não contiver o número do CPF, é preciso apresentar a cópia do mesmo. Além disso, é solicitada a cópia simples do comprovante de residência no município de São Paulo, que deve estar no nome do requerente e com emissão de, no máximo, um mês antes do pedido. Para os casos de representante legal, também será solicitado o documento de identidade oficial, com CPF, do representante e a Procuração ou Curatela.

Toda a documentação pode ser enviada por Correio (Caixa Postal 11.400 – CEP 05422-970) ou pode ser entregue pessoalmente no Departamento de Operação do Sistema Viário (Rua Sumidouro, 740 – Pinheiros). Neste caso, o munícipe tem até 15 dias, após a solicitação no Sistema Unificado de Autorizações Especiais, para realizar a entrega dos documentos.

Mais informações sobre o Cartão de Estacionamento para Idoso podem ser obtidas no site da Secretaria Municipal de Transportes.

Serviço:

Departamento de Operação do Sistema Viário
Rua Sumidouro, 740 – Pinheiros – próximo à Estação Pinheiros da Linha 4-Amarela do Metrô
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Deixe seu comentário