Prefeitura de São Paulo publica revogação de sigilo sobre dados do Uber

A Secretaria Municipal de Transportes publicou nesta terça-feira, dia 20 de setembro, resolução que revoga norma, publicada na última sexta-feira, no Diário Oficial da Cidade, estabelecendo sigilo a dados de aplicativos de transporte, como o Uber. A resolução é do Comitê Municipal de Uso do Viário.

A revogação da resolução foi uma determinação do prefeito Fernando Haddad feita no sábado. Temendo repercussão negativa ante o sigilo, ele avaliou que a norma era irregular, uma vez que, na capital, qualquer norma que estabelece algum tipo de sigilo a dados públicos tem de passar pela Comissão de Acesso à Informação.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • A proposta do Comitê Municipal de Uso do Viário era impedir que os dados das empresas de aplicativos de transporte fossem divulgados repassando, também, informações comerciais das empresas. A Uber, principal agente do setor, vem se recusando a cumprir as regras de regulamentação propostas pela gestão Haddad – ela tem uma liminar que impede a Prefeitura de São Paulo de guinchar os veículos da empresa.

    Assim, a divulgação dos dados traria benefício para a empresa norte-americana, uma vez que ela teria acesso a dados dos concorrentes sem que eles tivessem chance de obter os dados dela.

    A expectativa, agora, é que a Prefeitura de São Paulo informe o número de carros que trabalham por aplicativo na cidade, que conta com 37 mil táxis.

    Deixe um comentário