O suicídio precisa começar a ser encarado como um problema de saúde pública. A prática que acaba com vidas e destrói famílias tem crescido cada vez mais em todo o mundo. Foi pensando em uma forma de prevenir esse problema que nasceu a campanha Setembro Amarelo.
A campanha foi iniciada no Brasil, em 2014, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
As primeiras atividades realizadas pelo Setembro Amarelo aconteceram em Brasília, mas já no ano seguinte houve participação de várias regiões de todo o país.
A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa em todo o mundo no dia 10 de setembro.
O principal objetivo da campanha é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e em todo o mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é conversando a respeito do problema.
Durante todo o mês de setembro, ações serão realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para os sintomas desse problema e para a saúde mental, fazendo-os entender que isso também é uma questão de saúde pública. Segue a agenda:
– 8 de setembro (quinta-feira): Grupo de apoio aos sobreviventes do suicídio. Instituto Vita Alere. 19h30 – 21h30. Espaço Natureza do Ser – Alameda Uananá, 200, Moema, SP. Mais info no site do Vita Alere. www.vitaalere.com.br
– 10 de setembro (sábado) – Estande na estação Tatuapé da Linha 3-Vermelha do Metrô.
– 12 de setembro (segunda-feira), das 14h às 18h – Evento na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – “Vamos falar de saúde emocional”, Auditório Paulo Kobayashi.
– 15 de setembro (quinta-feira), às 20h – 4ª Caminhada Noturna pela Valorização da Vida – saída em frente ao Theatro Municipal de São Paulo.
– 16 de setembro, das 9h às 10h – Evento no Shopping Vila Olímpia – Valorização da Vida e Setembro Amarelo para funcionários, lojistas e frequentadores do Shopping.
– 18 de setembro (domingo), às 10h – 4ª Caminhada pela Valorização da Vida – saída na Avenida Paulista esquina com a Rua Augusta.
Para muitos, o suicídio ainda não é visto como um problema de saúde pública, mas sim uma espécie de fraqueza de conduta ou personalidade.
Dados do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que todos os dias pelo menos 32 brasileiros tiram suas próprias vidas e em todo mundo estima-se que acontece um suicídio a cada 40 segundos. Todos esses números poderiam ser evitados ou reduzidos quase que por inteiros se existissem políticas eficazes de prevenção do suicídio.
Parecido com o que acontece com o Outubro Rosa, durante o Setembro Amarelo, com o intuito de divulgar a campanha muitos pontos das cidades ganham a cor que leva o nome, como o Cristo Redentor, o Congresso Nacional, Palácio Campo das Princesas, entre outros.
Como ajudar
Para colaborar, qualquer pessoa pode iluminar ou identificar a fachada de uma casa ou prédio, promover motoata (passeio de motos) com balões, fitas ou panos amarelos, caminhadas com camisetas amarelas ou outras ações que impactem a população. Todos que mandarem fotos de suas iniciativas para o email setembroamarelo@cvv.org.br poderão ver o material compartilhado na fanpage do Facebook do CVV (fb.com/cvv141) ou (fb.com/setembroamarelo).
Texto: Estudo Prático