MOBIFILM na Virada da Mobilidade

Idealizado pelos produtores Eduardo Abramovay e Leonardo Khedi para estimular um debate sobre a questão da violência no trânsito no país, o Festival Brasileiro de Filmes Sobre Mobilidade e Segurança Viária teve sua primeira edição em agosto e vem em um momento muito importante.

Segundo o DPVAT (seguro obrigatório responsável pela indenização das vítimas), no último ano 37 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito no Brasil. Outras 495 mil sofreram algum tipo de invalidez permanente, quando há perda irreversível de funcionalidade de membros do corpo.

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que o acidente de trânsito é a maior causa de mortalidade por fatores externos no mundo, superando guerras ou suicídios. A Organização Mundial da Saúde estima que eles causem a morte de 1,2 milhão de pessoas todo o ano.

A previsão do órgão é que o número chegue a 2 milhões por ano até 2020. Por isso, a Organização das Nações Unidas decretou, em 2010, que o período entre 2011 e 2020 seria a “Década de ações para a segurança no trânsito”.

As discussões sobre melhoria dos serviços de transportes e aumento da segurança viária são essenciais não apenas para os deslocamentos, mas acima de tudo para melhoria de qualidade de vida.

O Mobifilm fará parte da Virada da Mobilidade em sessão especial com encerramento no dia 23 de setembro.

Deixe um comentário