Luiza Erundina: Tarifa zero, ciclovias, redução da velocidade e Uber

A deputada federal e candidata à Prefeitura de São Paulo, Luiza Erundina, concedeu na manhã desta segunda-feira (5), duas entrevistas para as rádios Band News FM e Bandeirantes, destacamos aqui o tema mobilidade urbana, discutido durante ambas as entrevistas.

Tarifa zero

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  • Luiza Erundina disse que, caso seja eleita, pretende implementar a tarifa zero nos ônibus. “Não é para a cidade toda e nem prontamente, mas podemos ensaiar o projeto de um ônibus circular aos finais de semana e entre alguns bairros de São Paulo. Podemos ir introduzindo e avaliando com a população”, explicou.

    “Na Cidade Tiradentes, fizemos isso com um coletivo que rodava internamente. Em outras cidades do interior, essa prática também já foi realizada [Santa Bárbara D’Oeste]. Ocorre no mundo todo”, disse Luiza Erundina.

    Ciclovias

    A candidata disse que as ciclovias – projeto do atual prefeito de São Paulo Fernando Haddad – devem ser repensadas de forma regionalizadas. “Em algumas regiões, as ciclovias servem de lazer a esporte (exercício físico), mas o ideal é que seja vista também como transporte”, contou. “O certo é integrar o sistema de transportes: ônibus, táxi, carros, metrô, pedestre e a ciclovia”.

    Faixas de ônibus

    A candidata também falou que pretende expandir as faixas de ônibus para melhorar o transporte coletivo. “Temos que planejar as faixas exclusivas não só nas grandes vias expressas, mas também em outros locais. A mobilidade tem que ser pensada na Região Metropolitana”, explicou a candidata.

    Velocidade nas vias

    Luiza Erundina também pretende manter e rever a medida de Fernando Haddad, em diminuir as velocidades das vias de São Paulo.

    Para a deputada federal, a principal mudança que tem que ser feita é na “mentalidade das pessoas para que exista uma convivência entre motor, bikes, pedestres”.

    “Queremos uma cidade das pessoas. O automóvel e o transporte público têm que estar a serviço das pessoas e não prejudicá-las”, explicou. “O custo dos acidentes é caro porque aumenta o gasto com SUS (Sistema Único de Saúde) e tirar a pessoa [acidentada], por meses, do trabalho”, completou.

    Uber e táxi

    A candidata defende o uso do aplicativo Uber, mas com uma “regulamentação mais detalhada”. Luiza Erundina também explica que os táxis precisam se modernizar. “Tem que haver um entendimento entre os dois grupos [táxi e Uber]. Em diálogo com os taxistas, é preciso atualizar o sistema convencional e incorporar plataformas digitais”.

    “A Uber é um serviço com muita demanda. Se está sim é porque atende uma necessidade. A prefeitura regulamentou, mas ainda falta em termos de imposto (…) É preciso regulamentar melhor, com mais detalhes”, disse ainda Luiza Erundina.

    Para a deputada federal, os motoristas da Uber não têm direito nenhum como trabalhador, como os benefícios de acidente de trabalho ou problemas de saúde.

    * Com informações do Grupo Bandeirantes

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