Linha 2-Verde do Metrô é a campeã de panes em São Paulo

Apontada nesta segunda-feira (26) pela Polícia Federal como uma obra vinculada ao pagamento de propina por parte da empreiteira Odebrecht, a Linha 2-Verde (Vila Madalena/Vila Prudente) do Metrô de São Paulo é a campeã de panes do sistema metroviário neste ano.

Mesmo transportando menos da metade dos passageiros das duas linhas mais movimentadas do metrô paulistano (a Linha 1-Azul e a Linha 3-Vermelha), a Linha 2-Verde registrou 17 falhas graves entre janeiro e julho. É o que aponta levantamento feito pelo portal Fiquem Sabendo com base em dados da empresa de transporte metropolitano por meio da Lei de Acesso à Informação.

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No mesmo período, a Linha 3-Vermelha registrou 15 panes, a Linha 1-Azul, 11, a Linha 15-Prata do monotrilho, 2 e a Linha 5-Lilás, 1 (veja no quadro abaixo).

Propina está documentalmente comprovada, afirma Polícia Federal

A citação da construção da linha 2-Verde como uma das vinculadas a propinas pagas pela empreiteira Odebrecht foi feita nesta segunda-feira (26) pelo delegado da Polícia Federal Filipe Hille Pace, que faz parte da equipe da Operação Lava Jato no Paraná.

As declarações se deram durante a entrevista coletiva concedida horas após a prisão de Antônio Palocci, em São Paulo. Ele é suspeito de propiciar vantagens à empreiteira baiana em troca de propina. A defesa dele nega a acusação.

Antônio Palocci é o principal alvo da 35ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Omertà (como é chamada a lei do silêncio que impera na máfia italiana).

Última inauguração da linha 2-Verde foi feita por Alberto Goldman em 2010

A última inauguração de estação da linha 2-Verde, a da Vila Prudente, na zona leste, foi feita em agosto de 2010 pelo então governador, Alberto Goldman. Ele foi sucessor de José Serra, que, meses antes, havia deixado o comando do Palácio dos Bandeirantes para disputar a eleição para presidente da República contra a ex-presidente Dilma Rousseff.

Um ano antes da inauguração, a obra da estação Vila Prudente, feita pela Odebrecht, teve um problema que obrigou cinco famílias a deixar suas casas, na zona leste.

Por que isso é importante?

A Lei nº 12.587/2012, que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, define, no seu artigo 5º, inciso IV, como um dos princípios do transporte público “a eficiência, a eficácia e a efetividade” de quem presta esse serviço.

Essa mesma lei diz, no seu artigo 14, inciso I, que é direito do usuário do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana “receber o serviço adequado”.

Segundo essa lei, o Sistema Nacional de Mobilidade Urbana “é o conjunto organizado e coordenado dos modos de transporte, de serviços e de infraestruturas que garante os deslocamentos de pessoas e cargas no território do Município”.

Metrô está à disposição para colaborar com investigação, diz secretaria

Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos disse que “a relação do governo do Estado e seus contratados para a realização de obras ou prestação de serviços é baseada nos princípios legais e com aprovação de suas contas pelos órgãos competentes”. “A EMTU (também citada pela Polícia Federal) e o Metrô não podem comentar mensagens cifradas obtidas por uma operação que ainda está em curso e que foram divulgadas pela imprensa. As empresas, contudo, estão à disposição para colaborar com a Força Tarefa da Lava Jato e esclarecer todas e quaisquer informações.”

Com relação às panes (assunto já tratado em reportagem publicada pelo portal Fiquem Sabendo em julho), o Metrô de São Paulo esclarece:

“Todos os sistemas de metrô do mundo estão sujeitos a falhas e elas são proporcionais ao número de viagens realizadas, à quilometragem percorrida e à quantidade de passageiros transportados. Diariamente, o Metrô de São Paulo transporta cerca de 4 milhões de passageiros, realizando mais de 3.500 viagens, com 60 mil quilômetros percorridos, em média. Somente no primeiro semestre de 2016, os trens do Metrô percorreram 173,5 mil quilômetros a mais do que no mesmo período de 2015.

Ressaltamos que a quantidade de incidentes notáveis se mantém nos padrões internacionais de qualidade e segurança, mostrando que o Metrô de São Paulo é um sistema de transporte regular, confiável e seguro, considerado internacionalmente como um dos dez melhores do mundo.”

Fonte: Fiquem Sabendo

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