Falha em trem prejudica circulação da linha 11-coral da CPTM

Uma falha no sistema de energia na rede aérea de uma composição (série 4400 – trem 4412) da Linha 11-Coral (que atende o trecho Luz – Guaianases – Estudantes) da CPTM na manhã desta quinta-feira (29) afetou a circulação de trens e trouxe transtornos aos passageiros, um dos pantógrafos houve a suspeita de ter se enroscado na rede aérea.

A falha aconteceu por volta das 06h00 logo após a composição deixar a plataforma da Estação Guaianases, sentido Estudantes, na altura da antiga Estrada de Poá. Alguns passageiros desembarcaram na via férrea e os seguranças da companhia foram auxiliados no deslocamento dos mesmos.

  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais, estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn ou participe dos canais no WhatsApp e Telegram
  • Com a falha na via 2 entre as estações Guaianases e Antonio Gianetti Neto, a circulação dos trens passou a ser realizada por via única e os trens circularam com velocidade reduzida e maior intervalo de tempo entre as estações Guaianases e Estudantes. Com isso, os passageiros tiveram dificuldades para embarcar, o que deixou as plataformas lotadas. A Linha 11-Coral é a mais lotada do sistema.

    Na Estação Ferraz de Vasconcelos, os trens ficaram paralisados por um longo período, a espera foi de 40 minutos. Nas estações Suzano e Mogi das Cruzes, os trens partiam lotados, sentido Guaianases. Alguns passageiros voltaram para a Estação Jundiapeba para conseguir embarcar, sentido Guaianases, muitos perderam a primeira aula na faculdade.

    Relato de um passageiro: “CPTM sendo CPTM, não existe um dia na semana em que suas linhas operem sem nenhum problema, todo dia tem um problema, essa empresa não tem condições de operar na cidade de São Paulo, e detalhe o problema acontece agora e se reflete durante o dia todo, lamentável”.

    Primeiro trem a chegar em Ferraz de Vasconcelos em 40 minutos. (Foto: Cicero Ricardo)

    Por volta de 06h25 um trem da manutenção chegou para rebocar o trem que sofreu avaria e às 06h45 começou a ser rebocado, alguns passageiros ficaram no trem e foram desembarcados na Estação Antônio Gianetti Neto.

    Após às 07h10 a circulação dos trens entrou em processo de normalização.

    A CPTM transporta cerca de 2,8 milhões de usuários por dia útil

    PASSAGEIROS TRANSPORTADOS POR DIA ÚTIL

    * Em milhares

    Linha 7-Rubi – 435
    Linha 8-Diamante – 485
    Linha 9-Esmeralda – 580
    Linha 10-Turquesa – 350
    Linha 11-Coral – 700
    Linha 12-Safira – 250

    Base: Abril de 2016
    Fonte: CPTM

    Enquanto isso na Linha 7-Rubi as composições seguiam lotadas, sentido Luz, mas sem registro de ocorrências. (Foto: Joyce)

    Deixe um comentário