20.3 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Estudantes inventam bike que avisa polícia em caso de acidente e roubo

Imagine uma bicicleta que avisa seus familiares e o Samu quando você se envolver em um acidente. Três alunos de uma escola pública de Prudente de Morais, na região metropolitana de Belo Horizonte, estão desenvolvendo essa bike inteligente.

O sistema já foi exposto em feiras na Universidade Federal de Minas Gerais e na Universidade de São Paulo. E agora vai representar o Brasil em uma Exposição Internacional na Costa Rica em novembro. O evento reúne estudantes de engenharia das Américas.

Com alguns sensores e um aplicativo de celular, o ciclista fica mais seguro. Gabriela Santana, de 18 anos, uma das criadoras da bicicleta inteligente, explica por quê: “Tem o sensor de aproximação que indica para o ciclista que há um veículo atrás dele e a quantos metros o veículo está. Tem o sensor de impacto espalhado em pontos estratégicos da bicicleta que ao colidir ou cair envia um sinal para o Samu ou algum familiar que o ciclista cadastrar no aplicativo, com a localização da pessoa”, explica a estudante.

Sistema contra roubo

Além disso, em caso de roubo, o aplicativo permite a ativação de um sistema que trava as rodas da bicicleta e ainda manda a localização da bike para o dono e a polícia.

Os estudantes investiram cerca de 900 reais no projeto. O professor de física dos alunos, Giezi Reginaldo, ajudou a desenvolver a tecnologia e explica como funciona:

“O sistema funciona baseado na geração de energia elétrica através de um dínamo que é acoplado na roda da bicicleta. Conforme o ciclista pedala, esse dínamo vai transformar a energia cinética do movimento das rodas em energia elétrica. Essa energia elétrica carrega a bateria e essa bateria libera energia para os sensores, que estão integrados no quadro da bicicleta. E esses sensores se comunicam via bluetooth com o celular, no qual tem um dispositivo. Esse dispositivo vai atender a demanda de cada sensor por meio da telefonia”, afirma o professor.

Todo ano 500 pessoas morrem em acidentes com bicicletas no Brasil, segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

O próximo desafio dos estudantes inventores da bicicleta inteligente é utilizar comunicação via satélite para que os sensores possam enviar alertas mesmo quando não há sinal de telefonia.

Fonte: CBN

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS