15.1 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Estação de trens no World Trade Center, a mais cara do mundo

Neste post especial trataremos da tragédia em Nova York, nos Estados Unidos, em 2011, o ataque as Torres Gêmeas. No local das antigas torres, foi construído um novo World Trade Center, batizado de WTC 1, no topo do edifício foi construído um observatório e no local do complexo uma nova estação de trens, a mais cara do mundo.

11 de setembro

11 de setembro de 2001. Há 15 anos acontecia uma das maiores tragédias dos Estados Unidos: o atentado contra as Torres Gêmeas. Ao todo, aproximadamente 3 mil pessoas morreram quando 19 terroristas da Al-Qaeda sequestraram quatro aviões e lançaram dois deles sobre as torres sul e norte do World Trade Center e um sobre o Pentágono. O quarto avião caiu em Shanksville, na Pensilvânia, matando todos a bordo.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

One World Trade Center

No local das Torres Gêmeas, foi construído o One World Trade Center, mais conhecido como WTC 1, é o edifício principal do novo complexo do World Trade Center em Lower Manhattan, em Nova York, Estados Unidos. As obras de construção das fundações do edifício começaram em 27 de abril de 2006. Após a sua conclusão, em 2014, o One World Trade Center se tornou o edifício mais alto nos Estados Unidos, estando a uma altura simbólica de 1.776 pés (541,3 m), e entre os edifícios mais altos do mundo.

No 102º andar está o One World Observatory. O observatório tem três andares, cada um com uma vista para Nova York, de 360 graus.

O Two World Trade Center, ainda em construção, contará com uma antena em forma de tripé que permitirá a construção atingir a altura total de 411 metros.

Confira o time-lapse da construção do One World Tarde Center:

Estação de trens

A estação de trens do World Trade Center, chamada de “WTC Transportation Hub”, no complexo do atual WTC 1, foi inaugurada no dia, (03/08/2016), um projeto que levou 12 anos para se concretizar e se tornou o mais caro do mundo.

Construída no entorno do local onde ficavam as Torres Gêmeas do World Trade Center, a estação foi inaugurada sem cerimônia oficial. A área foi transformada em memorial depois dos atentados do 11 de Setembro de 2001.

A estação também conecta os trens suburbanos com destino a Nova Jersey com 11 linhas de metrô.

O emblemático edifício dessa estação tem um salão de forma ovalada, chamado Oculus, que mede 111 metros de comprimento e é coroado por vigas que apontam para o céu. A ideia é evocar uma ave abrindo as asas para levantar voo. O interior da estação é banhado pela luz natural que atravessa as claraboias de vidro.

O projeto começou em 2004 e foi muito criticado por sua estética, atrasos e custo.

Inicialmente estabelecido em US$ 2 bilhões, o orçamento chegou a US$ 3,85 bilhões, segundo o escritório do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, responsável pelo projeto.

A obra que era prevista para ser concluída em 2009, foi entregue com sete anos de atraso.

Foto: Reprodução/WTC
Foto: Reprodução/WTC

Centro comercial Westfield Mall

A rede Westfield, uma das líderes no mercado mundial de shopping centers, inaugurou no dia, (16/08/2016), um novo centro de compras. Mais de 100 lojas abriram as portas no complexo do World Trade Center, juntamente com a nova estação de trens, com quase 34.000 metros quadrados. Dentre vários grandes nomes, encontra-se a maior loja da Apple dos Estados Unidos. Uma nova unidade do Eataly, Victoria’s Secret, Michael Kors, Sephora também estão presentes.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Leia também

– O site Mega Curioso reuniu 13 imagens e fatos impactantes para relembrar a tragédia de 11 de Setembro, confira aqui.

– O site Ultra Curioso listou 20 curiosidades sobre os ataques de 11 de setembro, leia aqui.

– O portal Casa Claúdia selecionou belíssimas imagens do interior da estação do novo World Trade Center, confira aqui.

– O blog PET Engenharia Civil fez um post especial sobre a genialidade e sustentabilidade por trás do novo World Trade Center, leia aqui.

– Selecionamos 3 posts especiais do site Visite Nova York: Memorial 11 de Setembro, One World Trade Center e One World Observatory.

– Para quem for visitar Nova York, o blog Benvinda reuniu 50 coisas pra fazer quando estiver na cidade, confira aqui.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    1 COMENTÁRIO

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS