Confira a programação para o dia 19/09 na Semana da Mobilidade

256
Foto: Reprodução/SPTrans

Café da manhã do ciclista da Zona Sul

Horário: 06h

Evento: Café da manhã do ciclista da Zona Sul – Para comemorar a semana da mobilidade, o CicloBr está oferecendo um café da manhã para os ciclistas que passarem na zona sul de São Paulo no largo do Socorro.

A iniciativa tem como objetivo parabenizar quem usa a bicicleta como um meio de transporte e estimular aqueles que querem utilizar a bike na cidade.

Local: Largo do Socorro

Organizado por: Instituto CicloBr

Mobilidade Urbana e Saúde

Horário: Das 8h30 às 12h

Evento: Mobilidade Urbana e Saúde: Impacto, Comportamento, Intervenções – O evento, a ser realizado no auditório da Biblioteca Municipal Mário Schenberg, contará com palestra da CET, apresentação do conceito da Área 40 de São Miguel Paulista e apresentação sobre o impacto da violência no trânsito na Saúde Pública e nos serviços da região – SAMU, urgência e emergência, traumatologia, reabilitação.

Local: Rua Catão, 611 – Vila Romana

Organizador por: Secretaria Municipal de Saúde

Pesquisa de Mobilidade Urbana

Horário: Das 09h30 às 12h30

Evento: Lançamento da 10ª edição da Pesquisa de Mobilidade Urbana na Cidade de São Paulo – Rede Nossa São Paulo e Ibope

Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100, 8º andar – Centro

Organizado por: Rede Nossa São Paulo

Atividade Educativa de Trânsito para Deficientes Auditivos

Horário: Das 10h às 11h e das 14h às 15h

Evento: Atividade Educativa de Trânsito para Deficientes Auditivos – Atividade realizada em duas etapas: Contação de História utilizando recursos visuais com o auxílio de intérprete em Libras. A história é uma adaptação da fábula “A Lebre e a Tartaruga” em que são abordados conceitos de segurança no trânsito. Em seguida, é montada uma pista simulando uma rua onde as crianças vivenciam os conceitos trabalhados na história. “Jogo da Atenção” (adaptado do Jogo Lince da Grow), as crianças identificam os elementos do trânsito que estão inseridos no meio de outras figuras.

Local: CEU São Rafael – Rua Cinira Apolônio, 100 – São Mateus

Organizado por: CET (Companhia de Engenharia de Tráfego)

Peça teatral

Horário: Das 11h às 11h30 e das 12h30 às 13h

Evento: Peça teatral “Corações em Duas Rodas” – Manoel e Cristina se conheceram em uma situação bem desagradável. Ele invadiu a ciclovia e quase atropelou Cristina. Mas desse encontro, muitas emoções surgiram e o destino irá levá-los a viver e aprender muitas coisas. Esse é o enredo da peça “Corações em Duas Rodas”, em que são apresentadas questões relativas a uma mudança de paradigma na Mobilidade Urbana atual: a valorização do uso da bicicleta como meio de transporte sustentável. A peça faz questionamentos profundos, levando o espectador a refletir sobre esse importante desafio contemporâneo. Tudo isso com muito bom humor e uma dose de romantismo.

Local: Praça Ramos de Azevedo

Organizado por: CET (Companhia de Engenharia de Tráfego)

2º Pedal do Programa Jovem Monitor/a Cultural

Horário: 9h30

Evento: 2º Pedal do Programa Jovem Monitor/a Cultural – Como proposta de vivência de um novo paradigma de mobilidade, o Instituto Pólis, por meio do programa de formação Jovem Monitor/a Cultural, realizará dia 19 de setembro uma pedalada pelas ciclovias do centro da cidade de São Paulo.

A ação integra as atividades do Programa Jovem Monitor/a Cultural, programada da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, em convênio com o Instituto Pólis.

A concentração será feita às 9h30, em frente ao Instituto Pólis (Rua Araújo, 124), e o pedal terá início às 10h na Praça da República. Durante o percurso, haverá falas sobre mobilidade urbana e direito à cidade com cicloativistas e outros especialistas. O pedal será finalizado às 13h30 na Praça das Artes (Avenida São João, 281).

Às 15h00 as atividades retornarão à Praça das Artes. Esse período haverá espaço para discussões, reflexões e apresentações artísticas sobre questões de Mobilidade Urbana e Direito à Cidade.

As atividades se encerrarão às 17h00.

Local: Rua Araújo, 124

Organizador por: Pólis Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais

Atividade Educativa com Mímicos

Horário: Das 11h50m às 13h40m

Evento: Atividade Educativa com Mímicos – Através da técnica da Mímica, apenas com o uso da comunicação não verbal, orientações a respeito de segurança no trânsito são passadas aos pedestres e motoristas de forma bem humorada.

Local: CEU São Rafael – Rua Cinira Apolônio, 100 – São Mateus

Organizado por: CET (Companhia de Engenharia de Tráfego)

Cine Trânsito

Horário: Das 14 às 15h

Evento: Cine Trânsito – Filme inspirado na história de O Mágico de Oz, adaptada para a realidade de São Paulo, conta as aventuras de Dorotéia, uma menina que sai do interior, buscando sua identidade na cidade grande. Nesta jornada enfrenta desafios e situações que a fazem ultrapassar obstáculos, enfrentar medos e fazer descobertas junto com seus amigos até chegar à Freguesia de Oz. Os conceitos de segurança do pedestre, cidadania e sustentabilidade são trabalhados no decorrer da história. Após o filme, os educadores fazem um bate papo com os alunos sobre os conceitos de segurança e cidadania.

Local: CEU Uirapuru – Rua Nazir Miguel, 849 – Butantã

Organizado por: CET (Companhia de Engenharia de Tráfego)

Semana Multimodal

Data: De 19 a 23/09

Evento: Semana Multimodal – O Instituto Corrida Amiga promove a Semana Multimodal convidando as pessoas a experimentarem um meio de transporte diferente a cada dia, com prioridade aos meios ativos e coletivos. Para participar basta que o interessado utilize um meio de deslocamento diferente a cada dia durante 5 dias da semana, registrando o percurso realizado, o tempo gasto e o custo. Contemplar, ao menos, um modo de transporte ativo (a pé, bike, skate, patins, patinete). Monitorar km de deslocamento, tempo e custo. Registrar suas percepções e sensações. Compartilhar sua experiência na página do evento no facebook com as hashtags #SemanaMultimodal ou #MultimodalWeek

Organizado por:
Corrida Amiga
Facebook: www.facebook.com/Corridaamiga
Site: corridaamiga.org
Email: contato@corridaamiga.com.br

Café da tarde do ciclista da Zona Leste

Horário: 17h

Evento: Café da tarde do ciclista da Zona Leste – Para comemorar a semana da mobilidade, o CicloBr está oferecendo um café da tarde para os ciclistas que passarem na zona leste de São Paulo.

A iniciativa tem como objetivo parabenizar quem usa a bicicleta como um meio de transporte e estimular aqueles que querem utilizar a bike na cidade.

Local: Avenida Imperador com Avenida Águia de Haia.

Organizado por: Instituto CicloBr

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here