Quarta-feira é dia de blues no Terminal Metropolitano Jabaquara

183
sexual
Terminal Jabaquara (Foto: Adamo Bazani)

O projeto Blues Day, da produtora Forma Cultural, se apresenta pela primeira vez no Terminal Metropolitano Jabaquara, da EMTU/SP, nesta quarta 31 de agosto. Os usuários do Terminal poderão conhecer um pouco mais sobre a cultura do blues de maneira descontraída, com breves explicações e narrativas deste gênero musical.

O projeto Blues Day divulga o blues a jovens menos favorecidos por meio de apresentações em locais de grande circulação. Esta parceria do Programa “Arte nos Terminais” da EMTU/SP tem por objetivo aproximar a arte e a cultura dos usuários do transporte metropolitano por meio de música, teatro e exposições.

Durante o show, os músicos Milton Castelli e Márcio Abdo se apresentarão cantando, tocando e narrando a origem desse estilo e sua grande influência nos diversos gêneros musicais no mundo. Tocarão vários instrumentos próprios do gênero como as gaitas de boca, o kazoo, que adiciona o timbre de zumbido à voz com o sopro do instrumentista e o washboard, uma espécie de tábua de lavar, na qual é comum usar acessórios de sucata para uma maior variedade sonora (latas, bloco de madeira etc). O repertório terá vários clássicos deste ritmo como Got my Mojo Working, Sweet Home Chicago, Help Me, I’m Ready, entre outras.

O blues é um estilo musical que se baseia no uso de notas baixas (graves), mantendo uma estrutura repetitiva. Surgiu nos EUA a partir do século XVII, quando os escravos negros da região sul faziam canções de trabalho nas plantações de algodão e outras músicas relacionadas à sua fé religiosa. Essas músicas são conhecidas como “spiritual”. O blues só se tornou conhecido após a Guerra Civil Americana, passando a representar a essência do espírito da população afro-americana.

Este Projeto da Forma Cultural foi aprovado pela lei estadual do ICMS – Programa de Ação Cultural (ProAC) – da Secretaria da Cultura do Governo de São Paulo e tem o patrocínio cultural do grupo Tenda Atacado.

Arte nos Terminais – Serviço
Data: 31/08
Horário: 17 horas
Local: Terminal Metropolitano Jabaquara
Rua dos Jequitibás, 80 – Jabaquara

Deixe seu comentário