Ônibus adaptado para transportar bicicletas começa a circular no Recife

251
Transportar bicicletas
Após entrar no ônibus adaptado, o passageiro deve colocar a bicicleta em um dos suportes instalados dentro do veículo (Foto: Sharon Baptista/Divulgação)

A Região Metropolitana do Recife passa a contar com ônibus adaptados para transportar bicicletas a partir deste domingo, dia 21 de agosto de 2016. Nessa data, começa a circular o primeiro deles: um veículo da linha 2410 Parque Capibaribe – TI TIP (Terminal Integrado de Passageiros), que foi adaptado para transportar até seis bicicletas na parte interna traseira, próximo à porta de desembarque.

Inicialmente, o projeto LevaBike irá circular apenas aos domingos nessa linha específica. Dentro do ônibus, um espaço revestido com piso emborrachado dá destaque ao local destinado às bicicletas, que conta ainda com um suporte instalado para fixar o modal de maneira segura e sem interferir na circulação dos demais passageiros.

O ônibus adaptado estará sinalizado com adesivos na frente, nas laterais e na parte traseira. Para utilizá-lo, o passageiro entrará pela porta traseira do veículo, colocará a bicicleta em um dos suportes e caminhará, por dentro do veículo, para fazer o pagamento da passagem e rodar a catraca.

De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, o veículo adaptado será avaliado após a primeira operação. A Secretaria das Cidades de Pernambuco trabalha, ainda, com a possibilidade de o projeto ser ampliado para outras linhas de ônibus.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here