23 C
São Paulo
sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Mobifilm terá filmes e debates sobre violência no trânsito

Começa nesta sexta-feira, dia 12 de agosto, o 1º Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança Viária, o Mobifilm.

O evento foi idealizado pelos produtores Eduardo Abramovay e Leonardo Khedi para estimular um debate sobre a questão da violência no trânsito no país.

A programação terá 80 filmes sobre o tema. Também serão realizados dois seminários com especialistas na área de segurança e mobilidade.

Em 2015, 37 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito no Brasil. Outras 495 mil sofreram algum tipo de invalidez permanente, quando há perda irreversível de funcionalidade de membros do corpo. Os dados são do DPVAT, seguro obrigatório responsável pela indenização das vítimas.

“É como se caísse todo dia no Brasil um avião, diz Eduardo Abramovay. “Temos medo de andar pela cidade. Nossa legislação de trânsito é ineficaz. Ninguém é preso por acidente de trânsito no Brasil. Discutir o tema é importante para encontrar soluções, por isso criamos o festival”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o acidente de trânsito é a maior causa de mortalidade por fatores externos no mundo, superando guerras ou suicídios. A Organização Mundial da Saúde estima que eles causem a morte de 1,2 milhão de pessoas todo o ano.

A previsão do órgão é que o número chegue a 2 milhões por ano até 2020. Por isso, a Organização das Nações Unidas decretou, em 2010, que o período entre 2011 e 2020 seria a “Década de ações para a segurança no trânsito”.

O Mobifilm será divido em duas partes. Na sexta-feira, dia 12 de agosto, serão promovidos seminários em torno de dois eixos temáticos: mobilidade urbana e segurança viária. O destaque é a palestrante Anna Ferrer. A pedagoga espanhola dirigiu o Observatório Nacional de Segurança Viária na Direção Geral de Trânsito da Espanha.

Em seus oito anos de gestão, as fatalidades no trânsito espanhol caíram de aproximadamente 5.000 para 2.000 por ano, recuando aos níveis registrados nos anos 50 e situando o país no ranking das dez nações com menores índices de acidentes fatais no mundo.

Entre as políticas adotadas na Espanha estão campanhas permanentes de educação viária, infraestrutura de qualidade e fiscalização rigorosa do trânsito.

Nos dias 13 e 14 de agosto, serão exibidos 80 filmes sobre o tema. Os destaque são o documentário “Bike versus Carros“, coprodução brasileira e sueca que conta a história da instalação de ciclovias na Avenida Paulista, e “Luto em Luta”, dirigido por Pedro Serrano, sobre a morte de seu amigo Vitor Gurman, atropelado em São Paulo por um Land Rover desgovernado em 2011.

Após o acidente, a família de Vitor Gurman criou o movimento Não Foi Acidente, que propõe o endurecimento da lei e a modificação do Código de Trânsito Brasileiro, aumentando para cinco a oito anos a pena para homicídio culposo praticado sob influência de bebida alcoólica, como nos casos de atropelamento seguido de morte.

O júri do festival concederá prêmios para as melhores produções. Os ganhadores levarão para casa um troféu e uma bicicleta.

MOBIFILM

O que é? Festival sobre mobilidade e segurança viária promoverá seminários e exibirá 80 filme temáticos

Quando? Nos dias 12, 13 e 14 de agosto

Horários: Sexta-feira de 10h às 16h; sábado das 14h às 20h30 e domingo das 14h às 16h30

Onde? No Centro Cultural São Paulo, localizado na Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso – São Paulo – SP

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS