O MetrôRio planejou um esquema especial de funcionamento durante os Jogos Paralímpicos, entre os dias 8 e 17 de setembro.
Durante este período, haverá extensão de horários de funcionamento da estação Jardim Oceânico para atender o público que retornará das competições no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca; circulação direta de trens das estações Pavuna a Botafogo, sem a necessidade de transferência nos finais de semana e feriados; e reforços nas equipes de segurança, de bilheteria e de condutores.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
A concessionária manterá também orientadores de públicos, promotores bilíngues e voluntários.
Funcionamento das estações
As competições na Paralimpíada têm previsão de término até às 23h30. Com isso, a estação Jardim Oceânico terá o funcionamento estendido até 1h e receberá os espectadores do Parque Olímpico. As demais estações do sistema ficarão abertas somente para desembarque.
As Linha 1, 2 e 4 ficarão abertas das 5h até 0h, de segunda a sábado, e das 7h às 23h, aos domingos e feriados. A Linha 4 será exclusiva para credenciados e para passageiros portadores de ingresso acompanhados de qualquer cartão RioCard ou cartão MetrôRio (unitário ou pré-pago).
* Estação Jardim Oceânico funcionará até 1h, entre os dias 8 e 17 de setembro
Zonas de competição e dicas
O MetrôRio sugere que os passageiros planejem e saiam de casa com antecedência para evitar filas e que já tenham o bilhete do modal a ser utilizado em mãos. Serão quatro regiões de competição: Barra da Tijuca, Copacabana, Maracanã e Deodoro.
Zona da Barra da Tijuca: Concentrará a maior parte dos esportes paralímpicos e será atendida, em parte, pela Linha 4. A novidade é que o passageiro poderá utilizar qualquer cartão RioCard mais o ingresso válido para alguma competição olímpica do dia ou credencial. Na estação terminal Jardim Oceânico, o passageiro fará a integração com o BRT, que o levará até os locais do evento.
Zona de Copacabana: Além do bairro de mesmo nome, compreende também as áreas da Lagoa Rodrigo de Freitas e da Marina da Glória.
Zona do Maracanã: Abrange Maracanã, estádio Olímpico Nílton Santos (Engenhão) e Sambódromo. Atenção aos torcedores que se deslocarem para o Engenhão: as estações Central e Maracanã são as mais indicadas para transferência com os trens da SuperVia. Para os eventos no Maracanã, utilizem as estações Maracanã, São Cristóvão e São Francisco Xavier.
Zona de Deodoro: Não será atendida diretamente pelo sistema metroviário, então o passageiro deverá ficar atento às estações de integração com a SuperVia.
Boulevard Olímpico
Localizado na Região Portuária, terá shows, atrações esportivas e culturais, além de transmissões simultâneas das Olimpíadas. A estação Carioca é a mais indicada para os “Live Sites”.
Cerimônias de Abertura e Encerramento
Nos dias 7 e 18 de setembro, dias das cerimônias de abertura e encerramento, respectivamente, o horário de funcionamento do sistema será das 7h às 23h.
Por isso, haverá um esquema especial para os espectadores desses eventos: as estações Maracanã, São Cristóvão e São Francisco Xavier terão seus horários estendidos, caso necessário, até 1h após o término da cerimônia, garantindo a facilidade na volta para casa do público que for utilizar o metrô. As demais estações permanecerão abertas apenas para desembarque.
Metrô na Superfície
As duas linhas do Metrô na Superfície (Botafogo – Gávea e Ipanema – Gávea) funcionarão normalmente, aguardando a chegada do último trem. A concessionária ressalta que o itinerário das linhas de extensão poderá sofrer alterações de acordo com as condições de trânsito, sempre com a orientação da CET Rio ou da Guarda Municipal.
Medidas de segurança
Para garantir uma viagem mais confortável aos torcedores, não serão permitidos os embarques com bicicletas e pranchas de surfe durante a operação especial para os Jogos Paralímpicos.