A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) instalou cartazes nas estações pedindo aos usuários que redobrem a atenção ao procurar pokémons nas plataformas. A empresa também criou personagens inspirados no jogo para transmitir mensagens de cidadania.
Para capturar as criaturas, o jogador deve andar seguindo o GPS do celular. Assim, a CPTM solicita aos passageiros que aguardem os trens atrás da faixa amarela através de cartazes que exibem a mensagem: “A segurança de todos é mais importante que qualquer diversão!”.
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Aproveitando o sucesso do jogo Pokémon Go, lançado no Brasil no dia 3 de agosto, a CPTM criou os personagens “Gentilady”, uma gata que cede o assento a idosos, gestantes e pessoa com deficicência física, o “Sujis-Porkis”, que joga lixo no chão das estações e dos trens, e o “Empak-Flux”, que atrapalha o fluxo de usuários nas filas das bilheterias.
Outras campanhas
A CBTU Recife também publicou um alerta em uma rede social para os usuários que estejam caçando pokémons no trajeto.
O Detran de São Paulo acompanhou a tendência com a mensagem: “Até o jogo avisa <3 pra você não capurar enquanto dirige, ok Brasil”?
Fenômeno mundial
Desde que chegou aos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia em 5 de julho, Pokémon Go se transformou em um fenômeno.
O game dos monstrinhos de bolso valorizou as ações da Nintendo, se tornou mais usado que Twitter e Tinder e provocou todo tipo de fenômeno – de lesões em jogadores a alertas de departamentos da polícia por todo o mundo.
Teve também uma popularização de bebês com nomes de pokémons, pessoas assaltadas por ladrões que usavam o app para atrair vítimas a lugares desertos e até um homem que foi demitido em Cingapura após criticar o país por ainda não ter acesso ao jogo.
Fonte: G1