Na plataforma digital, o consumidor pode fazer reclamação sobre fornecedor de produtos e/ou serviços que violou seus direitos ou registrar uma denúncia em relação à conduta de uma empresa.
Para reclamações:
1 – Acesse o Procon Paulistano
2 – Clique na opção Faça sua reclamação
3 – Pesquise o nome da empresa
Para empresas já cadastradas no consumidor.gov.br:
– A plataforma encaminhará o usuário para o sistema federal, por meio de um link abaixo do nome da empresa reclamada. Na página federal, o usuário deverá registrar sua reclamação.
Para reclamações registradas anteriormente no consumidor.gov.br e que não tiverem resposta por parte da empresa:
O usuário deve informar na mesma tela do Procon Paulistano o protocolo já registrado no sistema federal e seguir os passos do site para concluir a nova reclamação.
Para empresas não cadastradas no consumidor.gov.br e sem ocorrências registradas na lista do sistema federal:
1 – O usuário deve efetuar cadastro no Procon Paulistano por meio da opção Cadastro/Login.
2 – Efetuar reclamação preenchendo o formulário com nome e informações do fornecedor e relatos sobre o ocorrido. Também é possível anexar arquivos como a nota fiscal.
Para denúncias:
1 – Acesse o Procon Paulistano
2 – Clique na opção Faça sua denúncia
3 – Preencha os dados da empresa ou fornecedor – nome, endereço, telefone e site
4 – Escreva um relato da denúncia – no espaço também é possível anexar arquivos como fotos, aúdios e vídeos