Como utilizar o Procon Paulistano

Na plataforma digital, o consumidor pode fazer reclamação sobre fornecedor de produtos e/ou serviços que violou seus direitos ou registrar uma denúncia em relação à conduta de uma empresa.

Para reclamações:

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • 1 – Acesse o Procon Paulistano

    2 – Clique na opção Faça sua reclamação

    3 – Pesquise o nome da empresa

    Para empresas já cadastradas no consumidor.gov.br:

    – A plataforma encaminhará o usuário para o sistema federal, por meio de um link abaixo do nome da empresa reclamada. Na página federal, o usuário deverá registrar sua reclamação.

    Para reclamações registradas anteriormente no consumidor.gov.br e que não tiverem resposta por parte da empresa:

    O usuário deve informar na mesma tela do Procon Paulistano o protocolo já registrado no sistema federal e seguir os passos do site para concluir a nova reclamação.

    Para empresas não cadastradas no consumidor.gov.br e sem ocorrências registradas na lista do sistema federal:

    1 – O usuário deve efetuar cadastro no Procon Paulistano por meio da opção Cadastro/Login.

    2 – Efetuar reclamação preenchendo o formulário com nome e informações do fornecedor e relatos sobre o ocorrido. Também é possível anexar arquivos como a nota fiscal.

    Para denúncias:

    1 – Acesse o Procon Paulistano

    2 – Clique na opção Faça sua denúncia

    3 – Preencha os dados da empresa ou fornecedor – nome, endereço, telefone e site

    4 – Escreva um relato da denúncia – no espaço também é possível anexar arquivos como fotos, aúdios e vídeos