Os trens da CPTM registraram 4.832 embarques de bicicletas nos dias úteis neste primeiro ano de liberação das bikes durante a semana, após às 20h30.
Apesar de recente, o transporte noturno das magrelas nas composições de segunda a sexta-feira ganha cada vez mais adeptos. Neste primeiro ano, a Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú) contabilizou 1.561 bicicletas transportadas. Na sequência, a Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra) computou 1.427 bikes.
Com esses números, percebe-se que houve uma inversão de posições entre as linhas 9 e 10, já que no balanço semestral, a Linha 10-Turquesa se destacava com o maior número de embarques. Já a Linha 11-Coral (Luz – Estudantes) manteve a terceira posição no ranking, com 711 bicicletas transportadas.
As demais linhas mantiveram as performances do balanço semestral: a Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi) somou 577 bikes, seguida da Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana) com 338 e da Linha 7-Rubi (Luz – Jundiaí) totalizando 218 ciclistas.
A medida foi implantada em 19 de agosto de 2015, em comemoração ao Dia do Ciclista. Além de beneficiar quem já pratica o ciclismo como esporte ou lazer à noite, a medida também facilitou o deslocamento de quem usa as bikes para ir ao trabalho já que, em vez de voltar pedalando, pode embarcar no trem e chegar mais rápido em casa.
Finais de semana e feriados
Desde 2007, a liberação das bicicletas é válida aos finais de semana, a partir das 14h de sábado até o encerramento da operação no domingo, e aos feriados durante todo o dia. São permitidas 4 bicicletas por viagem, embarcadas no último carro de cada trem. As regras de uso e regulamento estão disponíveis no site www.cptm.sp.gov.br