A partir desta quinta-feira (21), o acesso à estação de trens da Linha 11-Coral em Mogi das Cruzes feito pela Rua Cabo Diogo Oliver será interditado, por conta das obras de construção do Complexo Viário Tirreno da San Biagio. Os pedestres que seguem da Ponte Grande ao Centro deverão fazer a transposição da linha férrea pela Rua Hamilton da Silva e Costa. A interdição deve durar até o domingo. Nesta terça-feira (19), o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, esteve no local da obra para falar sobre a interdição e sobre o andamento dos serviços.
Segundo João Francisco Chavedar, o bloqueio aos pedestres está sendo tomado como medida preventiva de segurança, já que durante esse tempo serão feitas demolições de um muro e de um imóvel da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). “O desvio é importante para que não haja o risco de cair um bloco ou um pedaço de telha não só em quem vai usar o trem, mas em todos os que transitam do bairro para o Centro”, ressalta.
Quem sai do Centro e vai para o bairro não sentirá a diferença, porque esse acesso já é feito, normalmente, pela Rua Hamilton da Silva e Costa. O imóvel da CPTM demolido era utilizado pela equipe de segurança da estação – um segundo imóvel, ao lado, que não estava sendo usado pela empresa foi reformado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes como forma de compensar a demolição.
Por conta do comércio existente no corredor formado entre os tapumes da obra e a calçada, o trecho localizado entre a Rua Engenheiro Gualberto e a linha férrea permanecerá aberto, sendo vedada apenas a transposição dos trilhos. A intenção é terminar os serviços no domingo. “Segunda de manhã, no primeiro horário do trem, a passagem estará reaberta”, garante o secretário.
Essa mesma interdição deverá ser repetida no decorrer da obra do Túnel 1 do complexo viário, previsto para ser entregue até o final do próximo ano. O cronograma, assegura Chavedar, está sendo cumprido, apesar de um impasse na imissão de posse de um dos imóveis que precisarão ser demolidos. “Este imóvel é o nosso calcanhar de aquiles, mas a gente espera que o problema seja resolvido, no máximo, até agosto”, pondera.
Balanço
O investimento no complexo viário foi de R$ 128.851.445,30, sendo R$ 98 milhões provenientes do Governo Federal e R$ 30 milhões de recursos próprios da Prefeitura de Mogi das Cruzes.
O Túnel 2 (que ficará pronto primeiro) tem 298 metros de extensão, sendo 33 metros debaixo da terra, e ligará as ruas Doutor Ricardo Vilela e Hamilton da Silva e Costa. Já o Túnel 1 terá 426 metros de extensão, sendo 190 subterrâneos, e vai ligar a Rua Cabo Diogo Oliver à Avenida Governador Adhemar de Barros.
Veículos
O trânsito de veículos pela Rua Doutor Ricardo Vilela deve ser liberado até o final de setembro, com o avanço da obra do Túnel 2 do Complexo Viário Tirreno da San Biagio. Com isso, o desvio para o motorista que segue em direção a Braz Cubas poderá ser feito na Rua Princesa Isabel de Bragança, logo após a estação de trens de Mogi das Cruzes.
Conforme destaca o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, a liberação da Ricardo Vilela já deverá ter impacto positivo no trânsito da região central. “Essa conversão à esquerda na Princesa Isabel já alivia 50% do tráfego da Rua José Bonifácio”, avalia.
Já a liberação definitiva do tráfego em direção à Avenida Governador Adhemar de Barros só poderá ser feita após a conclusão da obra, prevista para dezembro do próximo ano. Atualmente, a Ricardo Vilela está interditada no cruzamento com a Rua Doutor Deodato Wertheimer.
Fonte: O Diário de Mogi