20.3 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Metrô Rio e Forças Armadas realizam simulação de ameaça terrorista

O MetrôRio realizou na manhã dessa terça-feira, dia 19 de julho, na estação Maracanã, na Zona Norte, mais uma simulação de segurança visando os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

A ação contra a ameaça terrorista foi desencadeada por integrantes das Forças Especiais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea, com o objetivo de preparar as equipes para situações de emergência.

O treinamento se desenvolveu com o acesso de um suspeito armado à estação Maracanã, que feriu dois funcionários da Concessionária e fez outros quatro reféns em uma composição.

No desfecho do exercício, equipes especializadas em antiterrorismo retomaram a composição usando táticas de incursão e tiro seletivo. O treinamento envolveu 120 profissionais das Forças Armadas e do MetrôRio.

“Reunir as forças de segurança militares em um simulado garante uma troca de conhecimento valiosa, que contribui com a nossa preparação para atuar em situações de emergência”, destacou Daniel Habib, diretor de Operações do MetrôRio.

“O Comando Conjunto de Prevenção e Combate ao Terrorismo é a estrutura temporário criada pelo Ministério da Defesa para conduzir as atividades de enfrentamento ao terrorismo durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 em coordenação com o Ministério da Justiça e Agência Brasileira de Inteligência. O Comando Conjunto de Prevenção e Combate ao Terrorismo possui ramificações, os Centros de Coordenação Táticos Integrados, em todas as cidades-sedes e nos clusters olímpicos no Rio de Janeiro (Barra, Deodoro, Maracanã e Copacabana). Nesta atividade de hoje, o Centro de Coordenação Tático Integrado Maracanã conduziu um adestramento da Força-Tarefa de Operações Especiais, composta por times táticos da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira. O treinamento faz parte do calendário de preparação final das tropas para os Jogos e visa a ambientar os militares em seus locais de eventual atuação, oportunidade na qual eles poderão lapidar meses de preparação”, declarou o general Mauro Sinott Lopes, Coordenador Geral do Comando Conjunto de Prevenção e Combate ao Terrorismo.

Este foi o terceiro treinamento realizado pelo MetrôRio no ano. O primeiro foi realizado em parceria com a Coordenadoria de Recursos Especiais, da Polícia Civil.

O segundo ocorreu em junho, em conjunto com o Comando de Operações Especiais, com a polícia francesa Raid (Unité de Recherche, Assisance, Intervention et Dissuasion) e com o Batalhão Tonelero de Operações Especiais de Fuzileiros Navais.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS