19.5 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Linha 11-Coral Expresso Leste da CPTM ganha novo trem

A Linha 11-Coral-Expresso Leste (Luz-Guaianazes) da CPTM acaba de ganhar um novo trem, que trará mais conforto aos usuários. O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quarta-feira (6) a primeira composição da série 8500 que entra em operação do lote de 65 unidades encomendadas.

“Serão dois trens por mês, num total de 65 trens. Cada um tem oito carros, então serão 520 carros a mais. Zero quilômetro, com tecnologia de ponta, salão contínuo de passageiros, câmeras de vídeo e maior motorização”, explicou Geraldo Alckmin.

A aquisição faz parte do projeto de modernização das linhas da CPTM, com 65 novas unidades que foram encomendadas para incorporar a frota, sendo 35 trens série 8500 fabricados pela CAF e outros 30 trens série 9500 fabricados pela Hyundai Rotem.

Todos os trens possuem ar-condicionado, os passageiros têm passagem livre entre os carros, as câmeras monitoram a parte externa e interna e os vagões são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico, áudio e espaço para cadeirantes).

Além disso, a composição possui monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

Os demais trens desse lote serão entregues nos próximos meses e entrarão em operação após a realização de testes. Eles serão incorporados para a renovação da frota de acordo com a necessidade operacional de cada linha.

Foto: Divulgação/CPTM
Foto: Divulgação/CPTM

Testes

Ao receber do fabricante um novo trem, a CPTM realiza testes antes que o veículo entre em operação, a fim de garantir a segurança dos passageiros.

São testados todos os sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização ferroviária em oficinas e em vias operacionais. Dependendo das necessidades de ajustes que surgirem e do tempo de solução por parte do fabricante, os testes podem ser prolongados.

Dica: Siga o Instagram do CPTM Noticiando

Trem série 8500 estacionado na plataforma da Estação Luz (Foto: CPTM Noticiando)
Trem série 8500 estacionado na plataforma da Estação Luz (Foto: CPTM Noticiando)
Trem série 8500 estacionado na plataforma da Estação Guaianases (Foto: CPTM Noticiando)
Trem série 8500 estacionado na plataforma da Estação Guaianases (Foto: CPTM Noticiando)

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS